CASE : EM 2 DIAS DESENHAMOS UM CINEMA COLABORATIVO NA FRANÇA !
Em Fevereiro de 2017 a Co-viva, junto com os alunos de Empreendedorismo da INSEEC Business School em Paris criaram uma start-up para revolucionar o cinema tradicional através da metodologia Co-Café Business Design em 2 dias! Conversando com franceses frequentadores de cinema, os problemas abaixo foram encontrados:
O PROBLEMA ENCONTRADO:
- Com o Netflix, pessoas na França diminuíram muito as idas ao cinema;
- O Cinema tradicional está totalmente off-line, ou seja, não usa as tecnologias disponíveis para se relacionar com a sua audiência e por exemplo escolher os filmes a serem transmitidos COM as pessoas e não somente PARA elas;
- O Netflix trouxe uma opção muito mais barata para esta forma de entretenimento;
- Os filmes hollywoodianos cheios de ação e romance já não encantam mais os franceses, que querem produções mais artísticas e reflexivas;
- A grande quantidade de publicidade e trailers antes dos filmes começaram a afastar os clientes das salas de cinema, que estavam ficando fartos dessa estratégia;
- O sofá da sua própria casa é mais confortável que as poltronas do cinema, e as pessoas passam a ter mais preguiça de se deslocar;
- A pipoca do cinema ficou muito cara, e franceses estão preferindo consumir a versão caseira.
A METODOLOGIA USADA:
O Co-Café Business Design começou com a criação de um Network Mapping, mapeando todos os stakeholders internos e externos que são afetados diretamente ou indiretamente pela atuação do cinema tradicional. Logo após isso, foi desenvolvido o Co-creation Shift : para que exista a cocriação entre empresa e stakeholders através de produtos e serviços, é necessário que se mude o pensamento do Cenário do Problema, para o Cenário do Futuro Coletivo Desejado, ou seja, o problema precisa ser reescrito com foco na positividade e na abundância a ser construída. Einstein dizia: "Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou.” Portanto, para desenvolver a Inovação Colaborativa, o Co-creation Shift e mudanças de perspectiva se fazem necessário. Depois, foi aplicado o método de Uniqueness Generation, para descobrir qual deveria ser o diferencial desse cinema inovador e colaborativo que foi criado, ou seja, qual deveria ser o propósito de existência dessa nova empresa. Com este norte bem definido, criamos o Value Network Co-creation que são as 3 propostas de valor de empresas que fazem negócios COM as pessoas e não somente PARA elas, que são: 1) o produto e serviço, 2) o conhecimento, 3) o valor social. E por fim, foi criado o Business Design Canvas, formatando todos os aspectos do Modelo de Negócio colaborativo dessa nova empresa.
O RESULTADO ATINGIDO:
Os cinemas atuais ganham lucros com a venda de ingressos, pipoca e bebidas. O novo cinema criado é uma mistura de Cinema + Netflix + KickStarter, e pode lucrar com a troca de serviços extras como : patrocínio de infra-estrutra, co-produção de filmes com a audiência e, programação colaborativa. Abraçando a tecnologia já disponível, o cinema pode ser tornar uma plataforma onde as pessoas podem votar nos filmes que querem mais ver, criar eventos físicos e convidar pessoas, e ajudar no financiamento coletivo dos filmes que eles simpatizam.
Consumidor também é criador: Pessoas podem criar eventos nos cinemas, e convidar outros consumidores, como por exemplo: “Vamos exibir na Sexta-Feira, dia 21 de Abril, o filme Laranja Mecânica, e logo depois teremos drinks e debates sobre o filme.” Isso gera uma maior sensação de apropriação e utilização do espaço do cinema, fazendo o consumidor se sentir pertencente a ele, e abrindo espaço para uma programação colaborativa do local. Como a divulgação disso fica a cargo das pessoas, os ingressos para esses eventos poderiam ser mais baratos. Aqui o serviço de exibição de filmes está sendo feito COM as pessoas e não somente PARA elas.
Menos propaganda, Mais conforto: Para diminuir a quantidade de publicidade exibida antes dos filmes, mas mesmo assim manter a verba arrecada de publicidade, algumas salas poderiam ser patrocinadas. Pensamos que cinemas podem realizar parcerias com a IKEA, por exemplo, e ter uma sala que no lugar das cadeiras padronizadas, teríamos sofas bem diferentes e confortáveis. Assim, as pessoas se sentiriam mais como na sala de suas casas, e a propaganda em vídeo seria substituída para uma parceria de infra-estrutura, fazendo com que o cinema economize investimentos em móveis. Aqui a qualidade do ambiente do cinema, ou seja, a qualidade da infra-estrutura está sendo construída COM as empresas patrocinadoras, e não somente PARA elas.
Se abrir para o Crowdfunding: O cinema poderia ter uma lista de filmes mais artísticos e reflexivos que precisam de financiamento para serem produzidos. As pessoas podem contribuir com o Crowdfunding que dá acesso á estreia do filme no cinema. Então, a audiência ajuda a financiar os filmes que ela quer assistir no futuro. Desta forma, o cinema não é somente um distribuidor de filmes, mas também uma ponte estratégica de caráter financeiro e de feedback para produtores e diretores. Aqui o futuro da industria do cinema está sendo construído COM a sua audiência, e não somente PARA ela.
Os alunos de Empreendedorismo da INSEEC Business School já inscreveram este projeto no Start-Up Weekend da França que aconteceu em Abril de 2017.
Se você gostou dessa ideia e quer saber mais, ou quer construir a sua própria, nos temos soluções para empresas de todos os tamanhos, desde start-ups até multinacionais. Fale com a gente e conheça as opções!
DEPOIMENTO DE QUEM JÁ PARTICIPOU DO CO-CAFÉ
"Ter recebido o co-café na minha empresa foi uma experiência fantástica. Muitas vezes, nós empreendedores passamos muito tempo resolvendo questões do dia-a-dia da empresa sem tempo para parar e analisar formas diferentes de aprimorar os serviços ou de inovar. Trazer pessoas de diversas áreas, que estejam interessadas em colaborar e com uma visão de fora, é super enriquecedor e importante e traz insights que nem sempre enxergamos”.
Daniel Amgarten - CEO da Campos Brasil
“É delicioso trabalhar com o pessoal da Co-Viva, além de serem profissionais altamente competentes e profissionais, são inspiradores! A troca de experiência e conhecimento é fluida, e a inovação surge com naturalidade. As ideias não param de pipocar em nossas cabeças depois de falar com eles! Tenho muito a agradecer pois me ajudaram a transformar um projeto voluntário tímido e solitário em um negócio colaborativo de grande aceitação! Muito obrigada!”
Caroline Garcia - Diretora Presidente no Instituto Mudavidas
Dia 27 de Maio de 2017 se inicia o Co-café para Empreendedores , que são laboratórios de Inovação 100% práticos e mão na massa, com metodologias de cocriação, para acelerar o processo de desenvolvimento do seu negócio. Além do Business Design, outras metodologias serão aplicadas para te ajudar a formatar negócios inovadores e colaborativos, que podem transformar setores e industrias em direções ainda não imaginadas.
Artigo escrito pela equipe de especialistas em inovação da Co-viva.
Fale conosco em: contato@co-viva.com
Nosso site www.co-viva.com