Champon; prato de macarrão com carne de porco, frutos do mar e legumes シャンプー; 豚肉、シーフード、野菜のパスタ料理
Champon (ちゃんぽん, Chanpon), é um prato de macarrão da cozinha regional de Nagasaki, Japão.
Nagasaki é a capital e a maior cidade da província de Nagasaki, na ilha de Kyushu, no Japão.
Tornou-se o único porto usado para o comércio com portugueses e holandeses durante os séculos XVI a XIX e os Sítios Cristãos Ocultos da Região de Nagasaki foram reconhecidos e incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Parte de Nagasaki foi o lar de uma importante base da Marinha Imperial Japonesa durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa e a Guerra Russo-Japonesa.
Perto do fim da Segunda Guerra Mundial, os bombardeios atômicos americanos de Hiroshima e Nagasaki fizeram de Nagasaki a segunda e, até hoje, última cidade do mundo a sofrer um ataque nuclear.
Existem diferentes versões no Japão, Coréia e China.
O prato foi inspirado na culinária chinesa.
Champon é feito fritando carne de porco, frutos do mar e legumes com banha; uma sopa feita com ossos de frango e porco é então adicionada.
Macarrão Ramen feito especialmente para champon é adicionado e depois fervido. Ao contrário de outros pratos de ramen, apenas uma panela é necessária, pois o macarrão é cozido na sopa.
Ramen é um prato de macarrão japonês.
Consiste em macarrão de trigo alcalino de estilo chinês servido em um caldo à base de carne, muitas vezes aromatizado com molho de soja ou missô, e usa coberturas como carne de porco fatiada, nori (alga seca), menma e cebolinha.
Ramen tem suas raízes em pratos de macarrão chinês.
Quase todas as regiões do Japão têm sua própria variação de ramen, como o tonkotsu (caldo de osso de porco) de Kyushu e o miso ramen de Hokkaido.
Mazemen é um prato de ramen que não é servido em uma sopa, mas sim com um molho (como tara).
Dependendo da época e da situação, os ingredientes diferem.
Portanto, o sabor e o estilo podem depender da localização e da época do ano.
Recomendados pelo LinkedIn
Embora Nagasaki Champon seja a versão mais conhecida, existem outras variações encontradas no Japão. Ankake no Champon é uma variante à base de molho de soja encontrada em Tottori, Prefeitura de Shimane, bem como na cidade de Amagasaki na Prefeitura de Hyōgo.
Na cidade de Akita, é servida uma versão com caldo de missô, com a sopa enchendo a tigela quase a ponto de transbordar.
Em Okinawa, Champon é um prato de arroz onde legumes variados, carne em fatias finas (carne de porco, carne de almoço ou hash de carne enlatada) e ovo mexido são fritos e servidos em cima do arroz.
O coreano Jjamppong é um prato de macarrão semelhante com um caldo de frutos do mar picante, com origens semelhantes como parte da culinária chinesa coreana
Champon foi servido pela primeira vez por Shikairō (Four Seas House), um restaurante chinês fundado em Nagasaki em 1899.
De acordo com o site do restaurante, isso foi baseado em um prato da cozinha de Fujian (pronunciado como tóng nṳ̀ sí mīng em Min Bei), que se traduz em macarrão de carne desfiada na sopa.
A maioria da população chinesa na Chinatown de Nagasaki é de Fujian.
Em meados da era Meiji (final de 1800, início de 1900), o proprietário viu a necessidade de uma refeição barata e farta que agradasse ao paladar de centenas de estudantes chineses que vinham ao Japão para a escola.
Hoje em dia, o champon é uma especialidade popular (ou meibutsu) de Nagasaki.
Existem várias teorias sobre a origem da palavra campeão.
Uma teoria é que foi derivado da palavra hokkien chia̍h-pn̄g, que significa comer uma refeição, que pode se encaixar no sentido de um prato de macarrão saudável feito de ingredientes mistos.
Outra teoria é que a palavra foi derivada da palavra campur do indonésio, que significa misturado (veja Nasi campur, um prato javanês), que se encaixaria no sentido antigo do termo de misturado.
O sentido original de misturado aparece em textos de meados do século XVIII.
Alguns dicionários japoneses atribuem isso ao termo chinês 攙和 (misturar), pronunciado como chham-hô no moderno Min-Nan e como chānhuò no mandarim moderno.
O uso para se referir ao item alimentar aparece no final de 1800 ou início de 1900, aparentemente originário do restaurante chinês Shikairō em Nagasaki.