COMO SER ENCONTRADO POR HEADHUNTERS

Atualmente, a tecnologia levou os profissionais que estão buscando por uma recolocação para mais perto de diversos tomadores de decisão estratégicos através de redes como LinkedIn e sites de cadastro de vagas. Porém, isso gerou um aumento de abordagens no mercado e o profissional que está buscando uma Recolocação precisa realmente se destacar aos olhos desses recrutadores e headhunters.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Apresente-se de forma personalizada para cada oportunidade em aberto e para cada Recrutador individualmente

Você deve tratar cada oportunidade aderente ao seu perfil de forma individual – Construa o seu texto de apresentação baseado no Job Description (descritivo/ requisitos) de cada posição, você precisa falar a mesma língua da oportunidade/ segmento e do profissional que irá avaliar o seu Currículo.

Procure utilizar no texto de apresentação, as mesmas palavras, a mesma linguagem - que estão inseridas no descritivo da vaga! 

Uma orientação que faz toda a diferença é: Sempre salve o descritivo de cada posição no word, (isso também será útil na hora de preparar-se antes da entrevista) pois muitas vagas saem do ar assim que a empresa começa a convocar os candidatos para as entrevistas.

 No caso de vaga aberta no mercado, apresente-se para o Recrutador via LinkedIn

Alguns profissionais preferem utilizar a comunicação via e-mail - principalmente os profissionais mais seniores - mas os profissionais e as pessoas mudaram e estão com uma comunicação mais pessoal e próxima e é muito tranquilo que você aborde esses profissionais de Recursos Humanos pelo LinkedIn - eles estão acostumados com esse tipo de abordagem.

A preocupação do profissional que está buscando recolocação deve ser em como aborda-los de uma forma realmente diferenciada e humanizada, visto que a maioria dos profissionais no LinkedIn se comunica de forma automática. 

O desafio é abordar os profissionais de RH de uma forma que eles queiram conhecer a sua carreira! O profisisonal deve focar nas necessidades da oportunidade em aberto e citar aspectos de sua carreira que tenham real aderência com a oportunidade. 

Um ponto forte do LinkedIn e que poucos profissionais percebem, é que no LinkedIn, sua mensagem não vai para o SPAM, a entrega de sua mensagem é garantida e o profissional pode anexar seu Curriculo na mensagem, ou seja, é perfeito para quem não tem muitos contatos profissionais (emails de rede de networking).

No caso de não saber se existe uma vaga aberta - Divulgue-se de forma pró-ativa, para os profissional sêniores de Recursos Humanos ou de sua área de atuação, via LinkedIn

Esse é um dos pontos que os profissionais que buscam por recolocação encontram maior dificuldade. Como se divulgar para as empresas que não estão com uma vaga aberta, aderente ao meu perfil? 

O primeiro passo é se inteirar dos negócios da empresa que você irá abordar. Todas as oportunidades no mercado estão atreladas a uma mudança organizacional e ao objetivo que a empresa quer alcançar em médio-longo prazo. 

A questão que o profissional que está buscando uma Recolocação Profissional deve se fazer é a seguinte: “Como eu posso auxiliar essa empresa, que está passando por um contexto X – A alcançar seus objetivo de médio-longo prazo?”.

Por esse motivo, recomendamos que o profissional aborde os tomadores de decisão sêniores, pois as posições confidenciais e que não estão sendo trabalhadas abertamente no mercado, estão em sua maioria, nas mãos de profissionais mais seniores e são esses mesmos profisisonais que irão apreciar sua maneira mais estrat;egica de se posicionar ao divulgar seu Currículo.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos