Conflitos : desafios e crescimento.
Os conflitos existem desde do surgimento da humanidade, fazem parte do processo da evolução do ser humano, é necessário para o desenvolvimento das estruturas familiar, política, social e organizacional. Todos esses sistemas por si só, demandam conflitos intermitentes, construtivos, reais e solucionadores de problemas. O conflito tem o seu lado positivo, traz ideias novas, libera novos pensamentos e pontos de vistas diferentes, explora valores e conceitos subjetivos e alinha na intersubjetividade das pessoas. Graças aos conflitos grandes idéias surgiram no mundo, como também guerras. Vamos neste artigo entender como se dar o processo do conflito.
1. Tipos de Conflitos.
- Latente
- Percebido
- Sentido
- Manifesto
2. Como se Desenvolve.
- Conflito latente : não declarado e não há, mesmo parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência.Eventualmente não precisa ser trabalhados.
- Conflito Percebido : os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
- Conflito Sentido : è aquele que já atinge ambas as partes envolvidas, e em que há emoção e forma consciente.
- Conflito Manifesto : Trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes envolvidas, e já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
3. Causas dos Conflitos.
- Experiências de frustração de uma ou ambas as partes.(metas, objetivos etc ).
- Diferenças de personalidades.
- Metas diferentes para pessoas.
- Diferenças de informaçôes e percepções.
-
4. Como administrar os Conflitos.
Para eficaz resolução de conflitos ´é necessários alguns passos a serem seguidos, conhecer e aplicar alguns "saberes " e, definir o estilo adotado:
Os seguintes passos são considerado de suma importância :
1. Criar uma atmosfera afetiva situacional,
2. Esclarecer as percepções das pessoas,
3. Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas,
4. Construir um poder positivo e compartilhado,
5. Olhar para o futuro e, em seguida aprender com o passado,
6. Gerar opções de ganhos mútuos,
7. Desenvolver passos para a ação a ser efetivada,
8.Estabelecer acordos de benefícios mútuos.
5. Competências das Partes.
1. Saber Comunicar : sem diálogo não há comunicação, e nem solução possível para o problema. A maioria dos erros, omissões, irritações, atrasos e conflitos é causada por uma comunicação inadequada.
2. Saber Ouvir : demonstrar interesses genuínos pelo outro,e pelo assunto.Evitar críticas ou tentar dirigir a conversa. Adotar uma posição afirmativa, mostrando respeito pela outra pessoa.
3. Saber Perguntar : è uma faceta de ouvir, pois quem pergunta conduz a conversa, muito importante a forma de perguntar e que seja assertivo.
os conflitos trazem grande desafios as pessoas e organizações, mas , todo crescimento nasce do sofrimento humano, a zona de conforto apenas estabelece uma falsa impressão da ausência desses, e ainda acomoda a soluções de problemas.
os problemas e soluções nasceram justamente de um tipo de conflito que gerou...E trouxe grandes avanços a sociedade. O pior conflito é aquele quando não existe uma solução negociável, prevalecendo o egoísmo vigente. Pois os desafios sempre vão existir e o crescimento virá. Sejamos competentes com habilidades de comunicar, ouvir e perguntar.