Crescer o negócio II - O lucro ou o Mercado?

Crescer o negócio II - O lucro ou o Mercado?

O que devemos ter em mente na estratégia do negócio sempre: a lucratividade, correto? Mais ou menos. O crescimento do negócio precisa mostrar um resultado positivo no futuro. É crescendo a base de clientes, usuários, aplicações, que percebemos a perpetuidade do negócio. O lucro, bem, o lucro pode vir este ano e faltar no próximo ano, mas ele não determinará a perpetuidade do negócio devido aos seus resultados pontuais a não ser que não sejam tão pontuais assim.

Vivi o ambiente em que todos foram lançados a uma motivação para o crescimento ao mesmo tempo que puxados para o corte de custos além da conta. O ambiente em que a cultura não trazia as condições necessárias para que ambos dividissem a mesma realidade. Portanto, por experiência própria, exploro aqui as citadas prioridades zero: lucratividade e crescimento.

Todos os negócios podem crescer e mostrar sua inovação, sua tecnologia ou competência através do aceite positivo do mercado que vem com o crescimento. Startups e alguns negócios, na verdade, iniciam suas atividades e ficam "no negativo" por anos, mas ainda assim são promissores...desde que cresçam. Assumimos que a lucratividade seja vital para a manutenção do negócio, porém o crescimento é ainda mais importante. O crescimento em diferentes aplicações, mercados ou produtos, diminui os riscos em caso de recessão, no financiamento aos clientes, na manutenção de um cashflow que é essencial ao negócio.

Em caso de crises, o olhar por mais tempo aos cortes de custos e ao lucro do que para o crescimento, nos traz o risco de não percebermos obstáculos logo à frente. Focarmos nos custos nos limita a desenvolver a estratégia para o crescimento. Esta estratégia é comumente "esquecida" devido a: falta de boas ideias quando os colegas estão focados nas metas de curto prazo, talvez na maior lucratividade para o ano; uma cultura que exclui opções e ideias focando no tradicional, naquele processo que conhecemos tão bem; ou, falta de talentos e conhecimento capazes de transformar as grandes ideias em produtos ou negócios.

Para focarmos no crescimento do negócio, darmos condições para que novas ideias fluam e se tornem realidade na organização, sugere-se: um ambiente seguro alimentado por líderes que assumam a responsabilidade também pelas falhas e erros; um foco na aprendizagem contínua; um feedback contínuo e honesto baseado no compromisso de ajudar uns aos outros a crescer e melhorar. Trata-se então de um ambiente saudável no qual o ouvir e o dividir se tornam primordiais. Por outro lado, aqueles que não participam deste mindset devem tratados devidamente como fora da caixa, que precisam ser incluídos por treinamento, motivação ou inclusão.

Acredito piamente no crescimento como base para a perpetuidade do negócio e no ambiente adequado para criar e deixar fluir as ideias que serão base para aquele crescimento almejado. O trabalho dos dirigentes deve ser de orientação e avaliação deste ambiente propício e prover os recursos necessários para que todos possam criar e participar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos