Dia da Consciência Negra: vivemos num país racista e cheio de desigualdades sociais

É fundamental dizer isso claramente. Vivemos num país racista, sob o mito da democracia racial, onde o tempo todo alguns tentam invisibilizar o racismo estrutural de nossa sociedade.

Não nomear o racismo como um problema social ou evitarmos a ideia de construirmos uma consciência negra é uma forma de dizer que situações de preconceito e racismo não existem.

Irão dizer, e sempre dizem: ah, somos todos iguais e, por isso, precisamos ter consciência humana e não consciência negra.

Mas pensar apenas por esta lógica de que somos todos iguais não exclui a visão sobre as diferenças representadas na cultura, na vestimenta, na religiosidade? Não excluiu a possibilidade de reflexão e autorreflexão sobre o quanto nós estamos permeados por influências de uma estrutura racista?. Não exclui a luta do outro? As dores sociais dos outros? Claro que exclui e acredito que numa clara intenção para que isso ocorra.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E quem quer apenas a consciência humana e não a consciência negra? Toda vez que ouço que precisamos de consciência humana, como hoje no programa Mais Você, é sempre interessante pensar de onde vem...geralmente, pela minha percepção, vem exatamente de quem "nunca' passou por qualquer situação de preconceito ou racismo em razão da cor da pele....

Quando escolhem falar de Consciência Humana, estão evitando a pauta do preconceito, do racismo, dos meninos e meninas pretas que viram sem motivo algum foco de chacota nas escolas, da exclusão social e falta de oportunidades nos diversos espaços sociais (cargos de comando de empresas, bancos, escolas, indústrias, conglomerados etc) porque existe uma lógica estrutural racista que não quer a problematização e o enfrentamento por parte de quem não aceita esta divisão racista.

Hoje é Dia da Consciência Negra. Dia de luta!!! Amanhã é Dia de Consciência Negra porque vivemos num país racista e cheio de desigualdades sociais. É preciso dar nomes aos problemas que nos assolam e nos assaltam.

Racismo é uma forma de violência. Racismo é crime!

Sejamos antirracistas!

Fonte da imagem: Geledés / Arte: Rômulo Arruda

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos