Estante da Sofia entrevista: Ana

Estante da Sofia entrevista: Ana

Olá, leitores!

Olha que entrevista mais incrível eu trouxe para vocês hoje! Sim, o pessoal da Editora Réserver foi super prestativo e topou fazer parte dessa história com a gente : )

E ninguém menos que a dona da Editora respondeu todas minhas perguntinhas, foi incrível! Espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Agora, me fale um pouco sobre a Editora. Quantos anos ela têm, como ela surgiu e qual sua parte favorita em estar no mercado editorial.

A Editora é bem nova no mercado. Estamos com 6 meses recém completados. Surgiu de um sonho, sempre gostei muito de livros, de literatura, e um dia, por uma provocação do meu namorado resolvi tentar e estamos aqui. A Réserver surgiu com um conceito diferente, com a ideia de levar uma experiência diferente aos nossos leitores, tanto que sempre enviamos caixinhas temáticas quando um livro é comprado. A minha parte favorita é realizar sonhos, e levamos isso como um preceito tão forte que sempre buscamos nos doar ao máximo em cada caixinha. Dando uma experiência única aos nossos leitores e deixando elas com a cara das autoras, daquilo que idealizaram para a obra. E e nesse mês, conseguimos dar um passo super importante, começamos traduzir as obras em outros dois idiomas: inglês e espanhol, difundindo a nossa literatura que é tão rica, para mais cantos do mundo.

Falando um pouco sobre livros, você sempre pensou em atuar na área da literatura?

Não, nunca nem me passou pela cabeça. Cursei Direito, pensando em atuar na área. Mas sempre fui apaixonada por literatura e consumia muuuitas obras, então acabou reforçando um amor que já existia a muito tempo dentro de mim. 

O que mais te encanta e mais te desanima na área que você trabalha hoje?

O que mais me encanta é realizar os sonhos das autoras, é criar laços, fazer amizades...não tenho desagrado por algo muito marcante até então, até porque somos novos nessa área, mas acho que o que mais chateia é o descaso no transporte das nossas caixinhas, que são montadas com tanto amor para algumas vezes chegar danificadas ou não chegar.

Se você pudesse dar uma dica para quem deseja trabalhar na sua área, qual seria?

Não desista nas primeiras dificuldades porque tudo vale muito a pena. O mundo da literatura é algo maravilhoso e poder contribuir nesse universo faz com que possamos dormir com o coração cheiinho de amor.

Vocês publicam vários livros que impactam a vida de pessoas. Vocês imaginam o tamanho impacto que um livro pode ter na vida de alguém? Como se sentem em relação a isso?

No inicio, não tinha. Mas no segundo mês de editora tivemos um depoimento que mexeu tanto conosco que nos fez ver muita coisa com outros olhos, nos fez ser mais criteriosos na avaliação dos originais que serão publicados, justamente por impactarem de uma forma gigante na vida das pessoas.

Vocês acreditam que o mercado editorial está em crise por causa da falta de hábito de leitura do Brasileiro? O que acham que poderia reverter essa situação?

Acredito que em partes sim, mas temos um publico bem grande de leitores e acredito que aos poucos vamos entregando cada vez mais cultura para o nosso país. Penso que, se tivéssemos um apoio em produções cinematográficas para essas obras que são nacionais, que trazem a nossa cultura como evidência, teríamos uma maior valorização não só da cultura, mas também dos nossos autores, que modéstia parte, Brasil é rico em autores fabulosos.

O Brasil é um país com uma taxa muito baixa de leitura por pessoa, o que você acha que poderia ser feito para mudar esse cenário?

Acredito que deveria ter um incentivo maior as nossas crianças, porque na minha concepção, quanto mais literatura as crianças consomem, mais isso vai refletir no seu futuro. Uma pessoa que conhece o mundo da leitura, não abandona assim tão fácil, pois passa conhecer o quão maravilhoso é esse mundo. Então, fica meu pedido aos pais, em primeiro lugar, deem livros aos seus filhos, leia com eles, mostre a eles o quão belo é esse nosso universo, e espalhe amor através desse ato.

Por último, gostaria de saber um livro que marcou a sua vida, que você recomendaria para os leitores do Estante e por que.

Como uma boa gaúcha, o Tempo e o Vento tem todo o meu amor, por contar uma cultura, por mostrar vidas, mortes, lutas, conquistas, por mostrar um pouco de como somos. Mas, nesse exato momento, estou com uma ressaca gigante de uma obra que é de tirar o chapéu que é o Um Novo Amanhecer da Cinthia Freire, porque ele trata da morte, da leucemia que é uma doença tão cruel e tão real mas também trata da vida, do amor, da fé, do porque viver, do porque lutar. E essa obra, diante do cenário atual que estamos vivendo, faz com que possamos refletir: porque vivemos? Porque estamos aqui e qual o nosso propósito?

Acompanhe a editora na Internet
Instagram | Site

Eu não sei vocês, mas fiquei completamente emocionada com essa conversa. Dá para sentir pelas palavras da Ana que ela é completamente apaixonada pelo que faz e coloca amor em cada livro que produz.

É disso que o nosso mercado editorial precisa!

Ana, mais uma vez, muito obrigada por sua prestatividade e apoio. Essa conversa só ressaltou o meu amor pelo mercado editorial e minha vontade de trabalhar nele!

Na próxima sexta temos mais bate papo literário por aqui. Até lá! : )

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sofia Breder

  • O dia em que eu me emocionei com um jornal

    O dia em que eu me emocionei com um jornal

    É bem provável que você não leia mais jornais físicos, mas na minha infância eles eram bem comuns. Meus pais sempre…

  • Estante da Sofia entrevista: Nívea Braga

    Estante da Sofia entrevista: Nívea Braga

    Olá, leitores! Tudo bem: Hoje é dia de mais uma entrevista incrível aqui! Trouxe uma pessoa que tenho contato diário…

  • Estante da Sofia entrevista: Rafael Caneca

    Estante da Sofia entrevista: Rafael Caneca

    Olá, leitores! O bate papo literário de hoje será com o dono e criador do clube de livros Pacote de Textos. Sou…

  • Estante da Sofia entrevista: Lafaiete

    Estante da Sofia entrevista: Lafaiete

    Olá, Leitores! Sim, é isso mesmo que vocês estão lendo! A Tag Experiências Literárias super topou fazer parte desse…

    2 comentários
  • Estante da Sofia entrevista: Adnajara

    Estante da Sofia entrevista: Adnajara

    Olá, leitores! Tudo bem? Dia de mais um bate papo cheio de livros por aqui! A entrevista de hoje é super especial para…

  • Estante da Sofia entrevista: Gabriela Breder

    Estante da Sofia entrevista: Gabriela Breder

    Olá, leitores! Hoje é dia de mais um Estante da Sofia entrevista por aqui. E para essa sexta feira eu trouxe alguém…

    1 comentário
  • Estante da Sofia entrevista: Bruna Cosenza

    Estante da Sofia entrevista: Bruna Cosenza

    Olá, leitores! Tudo bem? Estamos começando hoje o mais novo projeto do Estante: Estante da Sofia entrevista. Em que vou…

    2 comentários
  • Livros para ler no Prime Reading

    Livros para ler no Prime Reading

    Prime Reading é um serviço da Amazon Prime, que engloba o streaming de vídeos, música, frete grátis e e-books gratuitos…

  • Introvertidos: como viver em um mundo que não nos entende?

    Introvertidos: como viver em um mundo que não nos entende?

    Por que você está tão quieta? Por que você não fala mais? Por que você tá sozinha ai nesse canto? Está tudo bem? Por…

  • Livro é caro? Entenda o processo de produção

    Livro é caro? Entenda o processo de produção

    Essa é a reclamação clássica de algumas pessoas (e muitos leitores). O que esquecem de considerar é que para se ter UM…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos