Estar no lugar certo, na hora certa: o grande desafio para os novos tempos
Um ditado antigo diz que quem não é visto, não é lembrado. Em tempos de tecnologia e de estímulos abundantes como vemos hoje, esse dito popular nunca fez tanto sentido, afinal a todo momento temos opções aparecendo nas telas em uma disputa constante pela nossa atenção. Então, ao invés de ser apenas mais uma empresa disputando um espaço na mente ou no cotidiano do consumidor, é preciso pensar em estratégias para estar no lugar certo e na hora certa – exatamente quando precisarem de você.
O que não é uma tarefa fácil, mas perceber o poder de fortalecer a sua marca ao invés de simplesmente ficar tentando conquistar o seu espaço quase à força, vale muito a pena pelo retorno que você tem ao aplicar algumas técnicas que, apesar de serem velhas conhecidas, muitos acabam se esquecendo do básico.
Tenha foco no seu propósito
Uma das grandes dificuldades de se estabelecer uma marca consolidada é pensar sobre o propósito dela. O que a sua empresa entrega aos consumidores deve fazer parte do DNA da organização – norteando a conduta dos colaboradores e, funcionando como um ponto de referência para o que as pessoas desejam encontrar quando procurá-lo. Se a sua organização tem como referência a construção de relacionamentos duradouros para o processo de compra, siga à risca essa concepção. Portanto, investir em relacionamentos, eventos e networking é muito mais promissor do que direcionar forças para outras soluções de marketing de caráter mais instantâneo.
Respeite a sua caminhada
Diante de tanta urgência, além de empresas que aparecem e desaparecem constantemente, é preciso respeitar a sua caminhada. Qual foi o processo trilhado até aqui e que te deixou como referência no mercado? O que foi feito de diferente? Por que as pessoas te procuram? São pensamentos que devem nortear a condução dos próximos planejamentos para os anos vindouros. Vale ressaltar que, segundo o SEBRAE, 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado brasileiro – o que nos coloca diante de duas palavras fundamentais: adaptação e persistência.
Estabeleça contatos de confiança
É muito difícil estabelecer contatos de confiança, especialmente nos dias de hoje, com tantas redes sociais e opções de contatos. No entanto, vale a pena utilizar as mesmas redes para ampliar as conexões e construir confiança, estando presente, de alguma forma, na vida das pessoas. Identificando oportunidades, estabelecendo contatos e entregando valor para a sua rede de amigos. Conteúdo, portanto, é fundamental para se tornar referência na sua área de atuação.
Crie uma rede de influência
Os contatos que são essencialmente virtuais podem virar uma forte rede de influência com pessoas que compartilham das suas visões. E, estar próximo dessas pessoas significa ser lembrado caso alguém precise de algum serviço ou informação sobre o assunto que você domina. Tornar-se uma referência, contudo, está muito mais ligado com as vezes que você aparece disponível para as pessoas, do que necessariamente às capacitações que você possui. Entretanto, nunca deixe de se especializar, participar de eventos, cursos e outros encontros, pois é por meio deles que a sua marca se torna mais presente na vida das pessoas.
O contato físico está mais valorizado do que nunca! Não perca de vista as oportunidades que o conduzem para perto de quem você precisa estar. E, já lembrando do dito que iniciou esse texto: quem não é visto não é lembrado. O que você tem feito para estar presente?
Abraços,
Leonardo Guerra