EXISTE UMA MANEIRA CERTA DE DEMITIR UM FUNCIONÁRIO?

Na verdade não há um dia ou momento certo, qualquer hora é sempre péssima pra isso. Péssima para o demitido e pra quem tem a missão de demitir. No entanto, deve existir um processo de demissão na empresa que oriente os gestores nesta desdita hora a fim de minimizar ao máximo esse momento.

A primeira observação é que o profissional demitido não deve ser pego de surpresa, mas alguns sinais já devem demonstrar que ele pode ser demitido no que se refere à produtividade, comportamento, dentre outros, e tudo isto deve ser baseado numa tomada de decisão circunspecta, considerando todas as oportunidades dantes franqueadas ao funcionário para ele melhorar.

A segunda observação é quem deve informar a demissão. Cabe ao superior principal da área esta missão ou a quem ele incumbir, e não ao RH. O responsável pelo RH deve apenas acompanhar o funcionário pós demissão e informa-lo sobre seus direitos, valores e providências tomar a partir de então. O gestor da área do demitido deve ter personalidade suficientes para tratar do assunto pessoalmente de forma reservada, explicando os motivos da demissão sem rodeios. Caso o funcionário se exalte o gestor deve manter a calma e o profissionalismo, dizendo que aquela é uma decisão já tomada onde não cabe mais discussão.

Uma coisa interessante é que demissões não impactam apenas no demitido mas também nos que ficam. A forma de como se demite alguém é percebida pela equipe inteira e se isso for feito de forma errada ou injusta pode fazer com que os gestores caiam no descrédito caso a demissão seja mal conduzida. Existem certas contradições na hora de demitir que por vezes põe em xeque todo um trabalho - inclusive do RH - transformando em sofisma e incoerência os discursos que adornam uma boa gestão de pessoas em relação à prática. Isto sem dúvida deve ser sistematicamente evitado. O que ocorre é que algumas empresas não possuem um processo definido de demissão ou quando tem é ineficiente.

Fábio Anjos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos