Experiência é a alma do negócio

Experiência é a alma do negócio

Já faz algum tempo que a frase "Propaganda é a alma do negócio" não tem mais sentido, não é verdade? É claro que a propaganda ainda tem grande parcela nos resultados em vendas, mas nunca se falou tanto em experiência do cliente como nos últimos tempos.

Tudo conta. Desde a experiência de como o cliente faz a compra, o atendimento que ele terá depois de comprar e, principalmente, quando tiver algum problema. Os exemplos de empresas que tem se diferenciado na entrega de experiência ao cliente são muitos, aqui no texto vou tentar exemplificar o de 3 empresas: Nubank, Apple e Orna Café.

Todo mundo nu

A ideia do Nubank por si só já é sensacional, mas acredito que o roxinho não teria tanto sucesso se não fosse pela experiência que você tem ao usar. E não estou falando apenas do ótimo atendimento, que já recebeu vários e vários elogios. A experiência começa quando você faz o cadastro para pedir o cartão, pelo próprio aplicativo ele pede foto dos seus documentos (sem precisar escanear, coisa do século passado) e confirmação de alguns dados.

Depois de feito o cadastro, você recebe seu cartão em casa com uma sugestão de compartilhar nas redes sociais a foto com a hashtag #sounu, e várias pessoas fazem isso.

A experiência continua depois ao usar o aplicativo e você perceber como tudo é tão simples como tudo na vida deveria ser.

A tal maçã

Apesar dos seus preços absurdos aqui no Brasil, é impossível não lembrar da Apple quando se fala em experiência do cliente. Talvez uma das primeiras empresas a usar o design para trazer experiências incríveis.

E tudo começa na embalagem. Você já abriu uma embalagem de iPhone? A sensação de tirar a tampa, quase fechada a vácuo, já mostra que o celular é diferenciado. A empresa pensa até na hora de fabricar: o hardware e o software são responsabilidade deles, pois assim podem ter mais controle e trazer uma experiência melhor.

Sim, tudo orna

Talvez o menos famoso dos 3 exemplos, mas mesmo assim vale a pena ser citado. O ORNA CAFÉ foi anunciado em Outubro de 2016, pelas fundadoras do Tudo Orna, e desde então as pessoas participaram de todo o processo de construção do estabelecimento.

A transparência foi uma das chaves do negócio e o Instagram foi a principal ferramenta usada por elas para divulgar tudo. Apenas um detalhe: antes mesmo da inauguração, a conta do Instagram do Café já tinha mais de 30 mil seguidores.

A experiência, no fim das contas, faz as pessoas se sentirem mais próximas da marca e, consequentemente mais felizes e mais confiantes em divulgá-las para um amigo. E lembre-se: faça com que seus clientes tenham uma experiência f*da.


Diz aê, tá a fim de receber os melhores links da interwebs no seu e-mail?

Você vai ter muita inspiração, notícias relevantes, o que tá rolando de legal no mercado e, claro, as últimas atualizações do PALAVRÃO. Tudo isso embalado com papel brilhante e entregue na porta do seu e-mail semanalmente.

Vai dizer que não é um bom negócio? Clique aqui e se inscreva no palavrinha_


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabriel Nunes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos