"Força Estranha"​

"Força Estranha"

No passado dia 17 de Novembro uma das cantoras de referência da minha juventude morreu!

Gal Costa com 77 anos desapareceu.

Como todos os seus fãs certamente fizeram, rapidamente me pus a recordar as suas canções e as suas interpretações: "Modinha Para Gabriela" da novela “Gabriela, cravo e canela”, Meu nome é Gal,  e tantas outras.

Uma das interpretações mais bonitas que ela tem e de que gosto mais é a canção "Força estranha" de Caetano Veloso, que além de ter uma letra excecional, permite interpretações tão díspares como a de Simone, de Roberto Carlos e da própria Gal.

No entanto nada me tinha preparado para uma versão da própria Gal Costa, aos 76 anos, no programa “Altas Horas” da Rede Globo, onde a convite de Serginho Groisman, foi fazer uma surpresa a Caetano Veloso, que era o convidado do programa e cantou “Força Estranha”.

A sua interpretação no programa consegue emocionar todos os que a ouvem. A voz de Gal não é a mesma, nem límpida e pujante como era nos seus 20 anos, mas o seu olhar, as suas expressões e a sua linguagem corporal conseguem emocionar todos os que a ouvem, sendo Serginho o primeiro a dizer que para ele, era a melhor interpretação dela da canção até à data.

 Quando vi esta versão lembrei-me logo da longevidade. Porquê? Porque comparar a versão de Gal aos 34 e aos 76 é falar de longevidade e de uma forma sonora e visual ver o resultado da mesma.

Senão comparem. Eis Gal, em 1979, a cantar Força Estranha:

Fonte: YouTube

E agora em 2021:

Fonte: Globoplay

Não é impressionante a diferença?

Claro que a voz não tem nada a ver, nem o corpo, nem aquela irreverência que existe quando somos mais novos, mas a emoção que transmite na segunda versão é única!

Ela “vive” a canção e todos a sentimos com ela.

Esta interpretação só é possível por causa da sua longevidade, das suas experiências, de todos os momentos que ela foi colecionando e que nos consegue transmitir agora. Por exemplo quando canta “ Eu vi os cabelos brancos na fronte do artista” e pega na mão de Caetano que já emocionado,  consegue emocionar-se ainda mais com o toque de Gal.

Como tudo na vida existem os prós e os contras, mas como tendencialmente vimos os contras da longevidade, pareceu-me importante dar exemplos positivos e nada como Gal Costa para podermos ver a verdadeira arte na forma como a podemos aproveitar. 

Desta maneira igualmente a comunicação e o marketing podem dar a conhecer este lado positivo da longevidade com toda a beleza que ela contêm. Se ficarmos sempre a ambicionar manter a voz, o corpo dos 20 anos nunca iremos aproveitar as emoções dos 50, 60 e muitos anos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos