A importância de se ter um mentor para sua carreira
Os Jogos Olímpicos acabaram, mas não faltaram emoções e lições de vida para refletirmos por muito tempo! Uma das cenas mais bacanas que vi durante as competições foi o abraço entre a fadinha Rayssa Leal, medalhista de prata e sua inspiração: Letícia Bufoni (que acabou não indo para a final da prova).
A relação de fã para ídolo se tornou algo mais forte. A Rayssa teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Bufoni, ter acesso aos seus conselhos e criaram laços como de um mentor e mentorado, como pode acontecer com você e um líder que admira.
Acontece que muitos profissionais entendem que buscar mentoria (paga ou não) pode significar um sinal de fraqueza, mas com certeza não é! Aliás quem pensa no futuro de sua própria carreira, sabe bem como um mentor pode agregar na construção do hoje para colher frutos amanhã.
Todos os profissionais de sucesso que tive o prazer de conviver, tiveram seus próprios mentores. Professores, líderes, pais ou até clientes que ajudaram de alguma forma no amadurecimento de carreira e de vida de seus mentees. (mesmo quando não é este o nome dado para aquela relação!)
A verdade é que estamos sempre rodeados de pessoas que podem somar e contribuir com nossos primeiros passos profissionais para trilharmos uma carreira sólida. Basta dar ouvidos a seus conselhos, muitas vezes sutis. Mas, aos despreparados que entendem que conseguirão seguir adiante sem um mísero apoio, estes podem até chegar lá, porém com mais dificuldade e lentidão.
Não existe, repito, NÃO EXISTE crescimento em qualquer tipo de indústria sem o apoio de outras pessoas, ninguém faz nada sozinho!
E se você já se conscientizou que além de suporte é necessário ter alguém que possa te mostrar opções e caminhos, aumentando seu ângulo de visão baseado em EXEMPLOS REAIS, você já sabe que ter um mentor ao seu lado fará toda a diferença para a ascensão que tanto almeja.
Para quem não sabe o hoje substantivo mentor foi na verdade um nome próprio! Sim, nome de personagens das obras de Homero (Odisseia) e mais parecido com a característica de tutor, provedor de ajuda e conselheiro na obra do francês Fénelon: Les Aventures de Télémaque.
#1 - A experiência pode te mostrar caminhos que você não enxergaria tão rápido
Ter um mentor te dando suporte e ajudando em seu planejamento de carreira pode ser uma ótima opção quando você se sentir seguro para dar um próximo passo, seja ele de se expor mais dentro da sua empresa, demonstrando de forma confiante e sem arrogância que está buscando mais e maiores desafios, ou até quando se pretende transitar de carreira como empreender ou galgar postos maiores em outras companhias.
O mentor geralmente é a pessoa que compreende seus anseios justamente por ter passado pelas mesmas (ou parecidas) situações durante sua caminhada e de forma coerente e sólida poderá te mostrar como aquelas ocasiões podem se desdobrar de acordo com uma infinidade de escolhas que você possa vir a fazer! Esta sabedoria é o grande valor agregado que um mentor pode trazer à sua carreira!
#2 - Errar menos vendo os erros e aprendizados do mentor
Em programas de Mentoria você nunca verá a transferência de responsabilidades! Sempre a decisão e principalmente a iniciativa será o mentee/coachee.
Recomendados pelo LinkedIn
Muitos assessorados podem esperar a transferência de decisões difíceis ou quais caminhos seguir a seus mentores e coaches, porém isso nunca acontecerá. Independente do processo que você escolher para si, o papel do seu mentor será de apresentar provocações e possibilidades que você sozinho, talvez demorasse muito tempo para indagá-las, levando a decisões precipitadas ou até equivocadas.
Ao ampliar o leque de horizontes, seu mentor te levará a compreender muitas variáveis que sequer você daria conta dentro do ambiente corporativo, como exemplos de situações parecidas vividas por ele, enquanto profissional de outrora. E através de erros e acertos que ele te apresentará, novas frentes de reflexão o ajudarão a dizer se você está ou não tomando o melhor caminho. Mas lembre-se: Sempre quem o tomará a decisão final será você como assessorado.
#3 - Não é preciso pagar necessariamente para ter um mentor
Verdade! Nem sempre você precisará pagar pelo serviço de um mentor, caso tenha alguém de confiança que conheça o trajeto pelo qual você quer percorrer, seja esta pessoa um líder ou professor. Eles com certeza terão ótimas dicas para te apresentar já que conhecem seu background. Porém, é necessário observar sempre se as percepções dispostas sobre a mesa também não estão carregadas de uma visão muito fixa de dentro de uma determinada situação, como um vício automático da empresa (no caso de um gestor) ou usando apenas critérios científicos (no caso de professores). Tendo estes cuidados e verificando quais profissionais te inspiram e que estejam dispostos a colaborar com seu crescimento profissional, você estará pronto para ter um mentor!
Bom, se você leitor chegou até aqui é um ótimo sinal de que vem se preocupando com o futuro de sua carreira e já deve ter planos pelo menos rascunhados em sua cabeça!
#4 - E se você tem algo a oferecer, saiba a responsabilidade que é se tornar a INSPIRAÇÃO para alguém!
Mesmo sem percebermos, a cada gesto, reunião e palavra estamos sendo observados. Muitas vezes somos vistos como inspiração para o outro sem nem imaginarmos. Nossas atitudes acabam impactando (para o bem e para o mal) a vida das pessoas ao nosso redor.
Nem sempre um mentor precisa atuar de forma proativa com o mentorado. Inspirar pessoas se torna algo natural e pode ajudar muita gente que acaba se espelhando em nós. Esta responsabilidade de ser uma inspiração “oculta” para um colega, um líder ou principalmente para seu próprio time, deve ser cultivada com muito zelo e cuidado, pois ajudam a construir e melhora a caixa de ferramentas socioemocionais de quem nos rodeia que buscarão sempre utilizar de seus exemplos para construir suas próprias soluções em seus desafios.
Portanto, mesmo que informalmente, não se esqueça que sua responsabilidade vai muito além de seu próprio ambiente. E pra finalizar, lembre-se que inspirar e ter alguém como inspiração se torna uma troca produtiva e de genuíno ganha-ganha!
É incrível ver que eu fui uma inspiração para ela e agora é uma inspiração para mim! – Letícia Bufoni sobre a Rayssa Leal.
📔 Se você ficou interessado em conhecer com mais profundidade estes conceitos que falei neste artigo e como você pode colocar em prática uma nova trajetória profissional, em breve lançarei meu livro Carreiras Exponenciais pela editora Alta Books e para saber mais novidades sobre ele assine minha Newsletter por e-mail clicando aqui!
Curta esse artigo e me siga também no Instagram: @ebersonterra
Inteligência Artificial em Gestão de Pessoas | International Speaker | Expertise in Leadership, Learning & Innovation | Founder of Enora Leaders, Huboo.AI, Rocket Mentoring | Author of 'FLAPS! Liderança AdaptÁgil
3 aSensacional o artigo Eberson Terra! Todo mundo que tem sucssso tem mentores acompanhando sua jornada!
Executiva Sênior de RH | HRBP | Gestão de Talentos | Transformação Organizacional | Gente & Cultura | Change | DHO | ESG
3 aJoao Marcelo Furlan 🚀 Mônica Silveira Raphaela Borges Alyne Dias M. Zuntini
Consultoria Marketing/Vendas, Planejamento Estratégico | Desenvolvimento e Capacitação de Lideranças e Times | Gerente Executivo | Gerência de Marketing e Produtos
3 aAh pandemia, quantos ajustes e aprendizados! Um dos maiores insights que tive e passei a aplicar nas minhas mentorias é de PRIMEIRO: OUVIR PARA ENTENDER AO INVÉS DE OUVIR PARA RESPONDER. Resultado: diminuiu o numero de perguntas feitas e aumentou o grau reflexão sobre as que
Treinador jurídico, professor e advogado
3 aNada substitui o talento - concordo. Mas penso que nada substitui a experiência também.
Especialista em Liderança, RH e Gestão de Pessoas | Treinamentos Sem Enrolação | Mentorias | Palestras Provocacionais | Campanhas Publicitárias | "O Sniper de DinoChefe 🦖"
3 aAssino junto 1000 vezes amigo Eberson Terra