Inovação, Transformação digital e o Papel do Conselho Consultivo

Inovação, Transformação digital e o Papel do Conselho Consultivo

PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br

Nos tempos atuais, somos bombardeados diariamente por uma quantidade enorme de informações voltadas para o mundo digital. Vemos novidades e informações sobre internet, games, IA, carros autônomos e mais uma infinidade de coisas relacionadas. Mas diante de tudo isso, como e de que forma a inovação se insere neste contexto? Inovar seria criar algo totalmente novo, nunca visto ou produzido? Seria algum produto digital, de  tecnologia totalmente disruptiva?

Acredito que todos esses exemplos estão, ou já estiveram ligados a algum processo inovador. Talvez, definir e conceituar a inovação seja uma tarefa que deva ser realizada procurando abstrair um pouco das recentes criações do mundo digital. Primeiramente acredito que uma boa comparação que pode nos ajudar nesta conceituação seria relacionarmos os processos de inovação e da invenção. A invenção (criação de algo novo, original) pode ser uma grande ideia, mas se ela não agregar valor, não gerar resultados para a empresa, então ela não pode ser considerada como uma inovação. A inovação é um processo que transforma novas ideias em produtos e serviços que geram resultados para empresa, seus acionistas e demais stakeholders do processo.

O processo de inovação pode ser subdividido em incremental, radical, sustentação ou disruptiva.

. inovação incremental: quando o impacto no mercado é baixo e a tecnologia associada é existente. São produtos e serviços que ganham melhorias de forma gradual e continua.

. inovação radical: utiliza-se de uma nova tecnologia, porém com impacto ainda baixo no mercado. Tecnologia que transforma a indústria, gerando novos mercados, mas ainda com baixo impacto sobre ele.

. inovação sustentação: a tecnologia é a existente, porém gera um alto impacto no mercado. Trata-se de melhorias em produtos que tem objetivo de preservar sua posição no mercado.

. inovação disruptiva: neste caso estamos tratando do uso de novas tecnologias e que causam um grande impacto no mercado. A tecnologia ou o novo modelo de negócios são disruptivos no mercado.

Qualquer que seja o produto (ou serviço) e o mercado de atuação, o processo de inovação (seja ele do tipo que for) deve ser visto como ferramenta essencial e estratégica para a sobrevivência da empresa no longo prazo. A inovação tem que fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, devendo manter forte alinhamento com o seu propósito, missão e valores.

O processo de inovação pode ter origem em várias fontes, geralmente são provocados a partir de mudanças regulatórias, de mercado, mudanças tecnológicas ou nos concorrentes. O fato é que, estar atento a esses movimentos fará com que o processo de inovação seja efetivo, trazendo enormes benefícios à empresa.

Outro aspecto que devemos estar atentos, e que está sempre muito relacionado ao processo da inovação, refere-se à transformação digital. Trata-se do processo de integração de várias tecnologias digitais em todas as áreas de uma empresa, fazendo com que a forma de operar e de entregar aos seus clientes seja modificada. Esse processo está muito relacionado a evolução da nossa sociedade, com a transformação de várias gerações. O que era valido para geração do início dos anos 1940 (baby boomers), não seria aplicado da mesma forma geração X (início dos anos 1960) e assim evoluindo até chegarmos geração Alpha (nascidos após 2010). A relação das gerações mais recentes com a tecnologia é outra; a transformação digital vai numa velocidade muito maior, sendo também absorvida muito rapidamente por esse publico.

Essa transformação envolve ferramentas de novas tecnologias como Inteligência Artificial, IOT, cloud computing, big data, automações etc; porém o impacto da mudança não ocorre somente nas tecnologias, é necessário também ajustes na cultura organizacional, no modelo de negócios e na experiencia dos clientes. A velocidade é outra, as dores dos clientes também, portanto as empresas devem se preparar para essa transformação.

Neste sentido, os conselhos consultivos possuem um papel fundamental para conduzir as empresas para se prepararem para um ambiente muito mais competitivo e tecnológico. Os conselhos devem acompanhar as iniciativas ligadas a inovação e transformação digital e observar aspectos importantes como: i) o alinhamento com a estratégia da empresa, ii) as tendencias do mercado que atua para garantir que a empresa esteja posicionada em relação as mudanças tecnologias (buscar oportunidades de inovar e criar diferencial em relação a concorrência), iii) analisar se a cultura da empresa esta preparada para as mudanças (promover treinamentos necessários para os colaboradores atuarem em ambiente digital), iv) solicitar analises de ROI para medir o impacto das iniciativas de inovação e transformação digital, v) avaliar criteriosamente os riscos associados a implementação de novas tecnologias, vi) garantir que uso de novas tecnologias esteja de acordo com normas e legislação e princípios éticos.

Pensando nos resultados e na condução da empresa para um futuro sustentável, o conselho consultivo tem como responsabilidade orientar a estratégia para buscar os melhores caminhos em direção à inovação e a transformação digital.

 

 

 

 

 

#boardacademy #empresas#networking #conselheiro #conselho #inovacao

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos