Mont Serrat: conheça de perto uma das comunidades apoiadas
A SBTUR Viajar Faz Bem apoia o capitalismo consciente - movimento que busca transformar o mundo por meio da inspiração de negócios sustentáveis e inovadores. Já há algum tempo a empresa é engajada em três grandes projetos sociais: Cidades Invisíveis, Instituto Padre Vilson e Thiaguinho. Através de uma série de posts pretendo apresentar, sob o meu olhar pessoal, quem são essas instituições e como elas impactam as comunidades nas quais estão inseridas.
Essa semana tivemos a honra de conhecer bem de perto um dos projetos que apoiamos do Instituto Padre Vilson, na comunidade Mont Serrat, em Florianópolis.
Com muita presteza e atenção, Priscila Souza, Coordenadora do Instituto, revelou um pouco da história e causas que apoiam naquela comunidade.
Logo que chegamos com algumas doações, já percebi a seriedade do instituto. Um dos moradores estava perto e nos ajudou a carregar as sacolas e caixas com alimentos. Eu, que nunca estive lá, fui recebida com um "muito obrigado querida, muito obrigado" sincero e muito acolhedor. Isso já despertou em mim uma curiosidade enorme em conhecer mais sobre o que aquela instituição desperta nas pessoas.
No Mont Serrat, comunidade situada no Morro da Cruz em Florianópolis, existe a Central de Empregabilidade: através dela, é possível capacitar os moradores da comunidade em cursos de diversas áreas, fomentando não somente a inserção/recolocação no mercado de trabalho, mas desenvolvendo-os para o ramo do empreendedorismo. Inclusive, no início do ano aconteceu uma feira bem movimentada onde cada empreendedor pôde vender seus produtos - em função do COVID-19 tiveram que parar, mas assim que regularizar devem retornar com as comercializações.
Duda, moradora da própria comunidade, é a responsável pela gestão da Central de Empregabilidade.
Quando perguntei o que ela mais gostava no seu trabalho, ela disse com um brilho nos olhos:
"de trabalhar com pessoas"
Logo identifiquei uma conexão entre nós duas e as empresas pelas quais trabalhamos... fiquei pensativa sobre como nosso propósito em querer ajudar o outro nos interligava.
No mesmo complexo existe um local para doação de roupas e sapatos, muito bem organizado inclusive.
Nossa equipe se mobilizou no início da pandemia arrecadando 250 kg de roupas, foi muito gratificante chegar no local e poder ver de perto o apoio realizado por parte dos Viagitos.
Recomendados pelo LinkedIn
Subindo as escadas, fomos para um outro bloco. Lá, eles possuem uma cozinha industrial, onde fornecem café da manhã, almoço e janta para os moradores de rua de Florianópolis. Lá também tem um espaço enorme para a realização de cursos e treinamentos da Central de Empregabilidade.
Em seguida fomos até a Praça do Mont Serrat, totalmente revitalizada e com um pôr do sol incrível. Mas junto com a beleza do local existe a história contraditória daquela comunidade. A caixa d'água que abastecia a população de Florianópolis - até então concentrada no Centro da cidade, não era a mesma que abastecia a comunidade. Curiosidade: Na verdade, nem água potável eles tinham: a única fonte existente era através da Bica, que foi também revitalizada. As pedras, serviam para que as lavadeiras fizessem a lavagem das roupas, e aquela maior ali no meio (foto), é a mesma desde 1910.
O próximo passo de melhoria é criar uma biblioteca comunitária em um espaço cultural da praça - siga a gente no @viajarfazbem para ficar por dentro das ações e ajudar também.
E não para por aí: o senso de união da comunidade foi uma das características que mais me marcou: por um acidente, três casas da comunidade pegaram fogo. O resultado? Todos se mobilizaram para arrecadar fundos, segundo Priscila "realmente, ficaria inviável fazermos tantas coisas sem o apoio da comunidade e pessoas envolvidas nas melhorias. O senso de união e solidariedade entre todos é muito forte." E pasmem, o Instituto conta apenas com 5 colaboradores.
Então fica a reflexão: quando a gente coloca os pés dentro da comunidade e olha no olho das pessoas, entendemos o real valor de ajudar o próximo.
Não se trata apenas de fazer o bem, se trata de honrar e respeitar aquelas pessoas que conseguem manter o sorriso no rosto mesmo diante de tantas adversidades. E que bom que a SBTUR Viajar Faz bem pode colaborar com tudo isso, firmes no propósito de CUIDAR das pessoas.
Deu vontade de fazer parte disso? Então vem ficar mais próximo da gente, segue nossa página no Linkedin, Instagram ou acesse o site.
E para ajudar a comunidade do Mont Serrat através do Instituto Padre Vilson, confere abaixo:
* Suporte aos moradores que perderam suas casas no incêndio citado aqui no post: clique aqui
* Fundo de Apoio às Comunidades Empobrecidas - Coronavírus: 100% do valor arrecadado será para compra e distribuição de cestas básicas nas comunidades. Você pode ajudar com qualquer valor em Banco do Brasil - Ag. 5255-8 - Conta 56284-x.
#viajarfazbem #fazerobemfazbem #capitalismoconsciente #sustentabilidade #empresassustentaveis
COO - na Base Viral
4 aLu, você é uma pessoa incrível, logo uma profissional maravilhosa! Bom conviver com você Nessa vida!
UX Writing | Content Design | UX Writer | Content Designer | Product Writer | CX Writer | Designer Conversacional
4 aQue exemplo! <3