O ano é 2021 e ainda temos líderes sem atuação no ambiente digital
Vou começar meu texto com uma pergunta: por que os executivos devem estar presentes nas redes sociais?
Pensou e respondeu mentalmente?
Pois bem, tenho falado muito sobre isso com meus pares na InPress e em muitos contatos que tenho com o C-Suíte de diferentes empresas e segmentos. Divido algumas reflexões com vocês:
1 - É necessário saber que há uma expectativa da sociedade
O meu ponto de partida desta defesa começa por uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pesquisa Índice de Confiança do Brasileiro, dezembro de 2020) que mostra que a sociedade confia mais em marcas e empresas do que no Governo e ONGs.
Esta projeção de expectativa (sim, certamente agravada pela pandemia), colocou um holofote nunca antes dado aos executivos. Eles deixam suas cadeiras e passam a ser a ponte entre empresas e sociedade. E, se fomos forçadamente confinados em nossas casas e no home office, os canais digitais se tornaram o caminho que leva até esta ponte.
Neste espaço onde milhões de dados são trocados a todo instante, e a disputa por atenção é altíssima, é preciso ter uma estratégia: saber com quem falar, como falar, o que falar, quando falar e, mais do que isto, como os dados de cada canal funciona. Caso contrário, será gasto de tempo e esforço.
Recomendados pelo LinkedIn
2 - Líder conectado
Costumo apresentar alguns dados nos encontros que participo e que mostram a necessidade de uma estratégia bem pensada.
Segundo pesquisa realizada pelo escritório Brunswick Group (Connected Leadership, 2020) que incluiu participantes do Brasil, um CEO conectado tem muito mais chances de engajar o público interno e contribuir para a retenção de talentos. A mesma pesquisa diz que líderes com atuação estruturada no ambiente online são menos suscetíveis a crises de suas empresas e, quando o assunto é confiança de leitores de editorias de finanças, quase 90% dos entrevistados afirmam dar mais credibilidade para líderes que possuem um canal bem estabelecido no digital.
3 - Uma escolha estratégica ou por ego?
Penso que não existe mais opção. Muitos executivos que vêm até a InPress em busca de soluções estratégicas para sua atuação pessoal dizem que sentem um certo receio em abrir um canal de comunicação digital, por parecer que o EGO está falando mais alto. Sempre respondo: agora é sobre a sobrevivência do seu negócio.
Pela experiência do lado de cá, atuando para quase vinte CEOs e especialistas de áreas distintas, tenho visto negócios sendo fechados a partir de contatos no Linkedin, o que mostra a eficácia de uma boa abordagem nas redes sociais. É recorrente também ver se formando uma nova forma de relacionamento com jornalistas e outros stakeholders, tão necessários para os negócios e, por fim, mas não menos importante, o alto índice de engajamento do público interno, sobretudo quando reconhecido por seus líderes.
Se ainda resta alguma dúvida sobre a importância da atuação das lideranças no ambiente digital, sugiro acompanhar alguns de nossos executivos aqui no Linkedin, para entender como é nossa atuação, relevância das conversas geradas e, mais do que isso, como um bom planejamento de comunicação pode fazer a diferença.
E você pode me chamar. Vou adorar discutir o tema com você!
Jornalista | Comunicação | Comunicação Interna & Institucional | Marketing Digital
3 aExcelente artigo, Bruno Fernandes Ribeiro . Carolina Ribeiro Aline Mendonça Lopes compartilhando.
Especialista em LinkedIn | Estrategista de Marca Pessoal | Mentoria para Liderança Digital | Treinamento para Geração de Negócios no Linkedin | Marca Empregadora | Palestrante | Youtuber
3 aBruno Fernandes Ribeiro sensacional análise. Sim, ainda temos um expressivo percentual de líderes com atuação nula ou muito tímida nas redes sociais. E percebo que os receios vão desde timidez, até a falta de conhecimento da plataforma ao medo da crítica. Interessante o movimento necessário para desenvolver uma nova 'skill' , em especial, para C-levels.
Administrador | ME - Ministerio da Economia
3 aAs redes, além de ser uma forma de se manter conectado com a sociedade é, também, uma grande fonte de oportunidades. Nela, a sociedade expressa, muitas vezes, as suas necessidades e nos fornece um ou mais indicador(es) de qual será a(s) grande(s) mudança(s) cultural(is) que estão emergindo.
Diretor Financeiro | Controladoria | Controller | FP&A | Finanças | Controles Internos SOX | Big Four | Auditoria Externa
3 aExcelente texto! E não, não há dúvidas sobre a importância da liderança estar e atuar no ambiente digital. Parbéns e obrigado por compatilhar!
Head de Inovação @RS Advogados | Co-Founder @RS2BUILD
3 aA Sociedade Conectada foi um tema muito explorado a pouco tempo atrás e hoje vemos o desdobrar dessa importância para o individuo enquanto líder corporativo. Fato que precisa desenvolver e engajar as não só as novas gerações, mas transformar também essa realidade em seus parceiros e clientes. Parabéns pela reflexão Bruno Fernandes Ribeiro