O desperdício também está de quarentena.
Que KAIZEN é uma palavra em japonês que significa “mudar para melhor”, você certamente já deve ter ouvido.
Antes de se falar em “Lean”, “Produção Enxuta”, a frase que mais ouvi, na empresa onde eu trabalhei, era “vamos fazer KAIZEN”, “estou indo para o meu décimo KAIZEN”, coisas assim.
E era uma rotina de fazer KAIZEN praticamente todo dia. Toda semana era uma “Semana KAIZEN”. Segunda-feira, bom dia, e vamos atacar esta área. Sexta-feira, apresentação dos resultados alcançados. Não foi o suficiente, o gerente mandava continuar na semana seguinte. Era uma avalanche de KAIZEN que varria a fábrica inteira, e não havia como você não se envolver.
A cada KAIZEN, os desperdícios se tornavam evidentes e não havia um caminho de volta. Sempre no início de uma transformação de uma empresa tradicional para uma empresa enxuta, há muito desperdício (são sete, lembram-se? estoque, movimento, transporte, espera, processo, defeito e superprodução).
Era fundamental a organização de um Escritório de Promoção do KAIZEN, para que as ações de melhoria acontecessem de forma contínua. Talvez seja esta a razão de termos no ocidente mais familiaridade com o termo “continuous improvement”, ou seja “melhoria contínua”.
Com o tempo, o Escritório KAIZEN começou a ser conhecido como Escritório Lean e percebi que várias empresas que adotavam a prática também cultivavam uma nova classe de profissionais, a classe dos especialistas Lean.
Mas e quando uma empresa é obrigada a se paralisar por conta de um estado de emergência, como o Coronavirus? O que devem fazer os profissionais Lean? Afinal, não têm uma fábrica onde possam dar a sua contribuição, não?
Sinto dizer a vocês: o desperdício também está de quarentena. Ele existia antes, e agora, se você não o eliminou, ele continua existindo. Ele apenas está lá, quietinho, onde você o deixou. Quando houver a retomada, não se preocupe, ele vai incomodá-lo do jeito que já vinha incomodando, ou até de forma pior, dependendo do seu “Novo Normal”.
Se for um desperdício em forma de estoque, pode ser que ele tenha evoluído para peça defeituosa, material deteriorado ou perda de propriedade ou validade. Tome cuidado.
Portanto, na minha modesta opinião, este é o melhor momento para que especialistas Lean aproveitem para implementar todas as melhorias que estavam esperando o momento da fábrica parar (principalmente aqueles que reduzem custos e têm payback em menos de um ano!!).
Todas as empresas, neste momento, estão em busca de melhorar a liquidez do seu caixa. Arregacem as mangas! Mãos à obra!!!
Administração de Empresas | MEC
4 aContinuo na ativa, mas residindo em Joinville SC, e quanto a quarentena continuamos respeitando
Olá Vicente de Paulo Cossia ! Quanto tempo! Passamos muito tempo juntos atacando desperdícios não? Muito obrigado pela leitura e comentários! Abraço!
Administração de Empresas | MEC
4 aDário Parabéns pela matéria, acho q a empresa a q vc se refere na mesma trabalhamos nos idos 1995.., pois nesta época/empresa “dormíamos” pensando no próximo KZ, e quanto aos desperdícios eles continuam lá “dormindo”
Production Engineer | Process Engineer | Quality Control Engineer | Supplier Quality Engineer | Paint Specialist | Scrum Master | Agile Coach | Project Management | MBA Industrial Management | Green Belt Lean 6 Sigma
4 aÓtimo texto Dário-san👏🏽👏🏽👏🏽