O EAD e a era da Inteligência Colaborativa
As inovações tecnológicas e o conhecimento, com a sua energia viva e o alto índice de penetração, estão destruindo as barreiras entre os diversos setores da indústrias e serviços e atividades gerenciais.
Uma das principais características dessa mudança permeia a construção do futuro por meio de um novo modelo de promover a educação, onde usa a informação, a tecnologia, a digitalização e os novos meios de comunicação.
Don Tapscott, escritor e pesquisador alega que “Não vivemos na era da informação, estamos na era da colaboração, a era da Inteligência conectada”.
Portanto a tecnologia mobile, digital e inteligência artificial assumem papéis centralizadores no contexto social, educacional e também na empregabilidade.
“Não adianta apenas conhecer, é preciso entender”.
Essa expressão nada mais é que uma tentativa de explanar que informação sem ação é apenas notícia e informação com ação é conhecimento.
Lideranças das empresas exigem reformas educacionais e de fato em 2018 aconteceram inúmeras iniciativas governamentais direcionadas a educação, entretanto, a crise que os líderes alegam e foi citada recentemente no SXSW é a crise de talentos e não a crise de desemprego no país ou mundo.
Em todas as áreas, procuram-se incansavelmente por profissionais ou pessoas com acuidade mental, com conhecimentos científicos, com habilidades de comunicação e habilidades tecnológicas e muitos graduados simplesmente não possuem. As faculdades, que deveriam ser bancos de talentos, incubadoras de negócios do futuro, não cumprem o seu papel por completo.
Por esse motivo que eu fomento tanto nos artigos a importância de formações online. O fomento desse assunto deve repercutir transversalmente em todas as áreas, o futuro é EAD, é digital, existem instituições que estão revolucionando o mundo das pessoas de forma que usam isso no próprio slogan.
O jovem de hoje deve saber o que é uma plataforma moodle, canvas ou blackboard pois estão na rotina deles nos dias de hoje. Estão dentro das instituições que digitalizaram a educação e se atualizaram. Essas plataformas fazem com que se construa a inteligência colaborativa dentro das instituições de ensino que tem EAD.
#colunacerebral @fernandotheprofessor