O poder de se transformar todos os dias
Eu comecei este texto pensando em escrever algo sobre transformação digital e mudança (mais um!!!), mas decidi falar sobre algo que faz muito tempo gostaria de "colocar pra fora": o imenso poder e a sensação incrível que existe quando você aprende o valor de se tranformar todos os dias.
Não foi fácil perceber isso e nem mesmo dar o primeiro passo para que isso acontecesse. Afinal, mudanças são muitas vezes desconfortáveis e trabalhosas, principalmente quando você está estável e bem.
Para mim aconteceu quando eu trabalhava no Google. Depois de um processo seletivo com muitas etapas, ter sido aceita em um lugar onde muitos gostariam de entrar, trabalhar com profissionais geniais, era de se esperar que eu estivesse feliz e satisfeita com as minhas conquistas. O que mais eu poderia querer? Embora nem meus amigos e nem meus pais entendessem o que eu fazia, eles sabiam que eu tinha alcançado algo grande. Depois de quase 3 anos intensos e incríveis eu sentia que algo dentro de mim precisava mudar. Na verdade algo TINHA que mudar. Era a sensação de como um rio estivesse passando e por algum motivo minha canoa tinha entalado em algum lugar. Eu precisava da velocidade da correnteza, do vento no meu rosto, de novos ares.
E foi assim que eu saí. Troquei o emprego dos sonhos pela vida em outro país com meu companheiro. Fui para um lugar onde não conhecia ninguém, todos os meus diplomas não valiam tanto assim, em uma cultura onde tive que aprender a navegar em novos símbolos, longe de tudo o que me representava e o que eu poderia me agarrar para chamar de "meu" e de "eu". Acreditem, é um sensação estranha.
Foi uma das melhores e piores sensações da minha vida, mas foi quando eu aprendi o valor e o poder da transformação diária.
Hoje o meu trabalho é ajudar as pessoas a inovarem e se adaptarem ao mundo VUCA que estamos vivendo. E por isso eu gostaria de compartilhar alguns aprendizados sobre o poder de se transformar todos os dias com vocês:
1. O poder de dar e receber
Durante muito tempo eu tive pânico da setença "fazer networking". Muito provavelmente alguns de vocês possuem sentimentos próximos ao "detestar" fazer isso. Uma tarde eu pedi para tomar um café com a Fernanda Caloi, na época gerente de um time de vendas do Google. Essa mulher é um imã de relacionamentos e conexões. A parte mais inexplicável para mim era a naturalidade e prazer que ela tinha de unir pessoas, iniciar projetos, e criar comunidades. Como ela fazia isso?? No nosso café ela me indicou o livro do Adam Grant chamado Dar e Receber que mudou completamente a minha percepção sobre conectar com as pessoas.
No livro Adam fala sobre o doador (giver) como pessoas que estão sempre disponíveis, que você pode contar para receber um problema, que amam conhecer pessoas e coisas novas, que sempre buscam conectar pessoas e projetos. A beleza sobre o doador é que pela postura dele, ele acaba recebendo muito mais em troca sem ter conscientemente buscado isso. Alguns importantes executivo(a)s são doares. Essa era eu sem saber!
Na minha jornada de transformação eu percebi que toda vez que eu "doava" meu tempo ou conhecimento para alguém aquilo voltava para mim e me completava com uma peça que eu ainda não tinha no quebra cabeça.
Doar algo diariamente é dar a chance de receber algo ainda mais valioso. É dar espaço para que algo novo possa fazer parte de você.
2. O poder de se sentir vulnerável diariamente
Eu achei esta definição sobre vulnerabilidade dita por Brené Brown em uma de suas talks:
Coragem é tentar algo novo sem saber qual vai ser o resultado.
Essa é a mágica sobre vulnerabilidade. Ela te permite se colocar em uma posição onde você não sabe de tudo e você pode se colocar à disposição de aprender. Se sentir vulnerável ou demonstrar vulnerabilidade não precisa ser algo ruim que nem estamos acostumados e ouvimos falar.
Quando eu mudei de país eu tinha 2 formas de encarar vulnerabilidade. A primeira podia me destruir, a segunda podia me colocar em uma nova perspectiva sobre o mundo a cada momento que eu vivo. Todos os dias eu saio de casa sabendo que o poder das perguntas pode ser maior do que o poder de todas as respostas que eu tenho. Sabendo também que por não saber de tudo e demonstrar isso eu abro caminho para me conectar com pessoas que podem me ajudar a preencher meus gaps.
Durante o curso que dou chamado Digital Transformation Lab, eu falo para os meus alunos que eu vou ter algumas respostas para as perguntas deles, mas muitos das dúvidas eu vou aprender a resposta junto com eles. Isso faz com que a jornada para a construção da mudança seja nossa, não somente minha ou deles.
3. O poder de transformar seu trabalho em uma missão
Durante quase 2 anos eu tive a oportunidade de estudar no meu mestrado com pessoas de várias culturas, de diferentes idades, e em momentos profissionais diversos. Algumas delas já tinham tentado de tudo na vida e estavam em busca do seu próprio desafio, outras estavam há anos realizando a mesma função e ansiosas para fazer uma mudança disruptiva nas suas carreiras. O fio que nos conectava era que todos nós sabíamos a importância que tinha entender o que estava passando dentro de nós para poder escolher o próximo passo.
Um emprego sempre vai ser um emprego se você não entender o que te move. E entender o que te move depende somente de você (não coloque a culpa no seu chefe e nem na sua empresa!).
Eu decidi que só dependia de mim mesma definir a minha missão, e que para completar ela cada dia faria a diferença, cada dia traria algo novo, por menor que fosse, para chegar perto da onde eu gostaria de chegar.
Hoje meu emprego me move, meu projeto de empreendedorismo me move, as pessoas que me cercam me movem.
Parece utópico? Então experimente fazer isso.
Quer transformar a sua empresa? Comece por você!
A palavra "transformar" não esteve nunca tanto na moda. Todas as empresas e profissionais perceberam que se não se mudarem rapidamente com certeza ficarão para trás.
"People don't resist change.
They resist being changed!"
- Peter Senge -
Mas uma peça essencial para que essa transformação aconteça é que você entenda qual é o seu papel nela e como você irá agir diariamente para que isso aconteça.
Faço um convite para que vocês conheçam um pouco mais sobre o curso Digital Transformation Lab da The Airship e reflitam mais sobre isso!
Gerente de Relações & Inovações Regulatórias Open Finance
5 aQue espetáculo de texto! Parabéns por todas as iniciativas que teve, inclusive a de compartilhar suas experiências e visões. Ouvi uma frase em um curso que me marcou e seu texto me remeteu a ela: "qual foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?" Dita pelo Victor Gonçalves um cara top na arte de compartilhar e de incentivar pessoas!
Diretor comercial na XGEN
5 aDuda sensacional sua iniciativa de compartilhar algo tão precioso. Parabéns! Abraço
Gerente de Inovação & Novos Negócios | Inovação | Customer Development | Venture Building | Estratégia de Negócios Desenvolvimento de Produtos | Gestão de Projetos | Criatividade | Design Thinking | Aprendizagem Criativa
5 aÓtimo texto! Motivante e inspirador, nos tira da zona de conforto. Parabéns
Cloud & SRE DevOps | Big Data | DataOps | AWS | Azure | OCI | FinOps | Investment
5 aSensacional!!! Com certeza um dos melhores textos que li dos últimos meses aqui no IN. Parabéns pela trajetória e transparência no texto a medida que se lê. Textos como este dá o real sentido de como podemos lidar com certas inquietudes que temos em nossa trajetória. Obrigado por compartilhar.
Senior Business Intelligence Analyst | Data Analytics Marketing | Web Analytics & Google Analytics 4 Specialist | MBA Data Analytics BI | Data Science
5 aSó sinto por não ter lido antes... Excelente texto, Duda!