O Processo e o Risco
Quem me conhece sabe que sou adepto do mapeamento de processos como uma importante ferramenta para o conhecimento da operação, da gestão ou da estratégia. Um bom mapeamento de processos possibilita a identificação, mais eficaz, dos riscos inerentes aos objetivos, metas e ao trabalho operacional. Isso possibilita evitar que riscos conhecidos se concretizem e ajuda na maturação dos processos, quando são revisitados periodicamente para que sejam aprimorados e/ou otimizados.
Uma visão de todo o processo é importante para que sejam identificados os fatores de riscos, os planos de ação e a mitigação dos riscos. Essa é uma das vantagens quando se alia o mapeamento de riscos e o mapeamento de processos devidamente posicionados numa estrutura de governança, onde ficam posicionadas as ferramentas de controle a acompanhamento.
Numa visão de eficácia e eficiência, essa estrutura fica responsável por ajustes necessários, principalmente quanto aos resultados a serem obtidos pelas áreas finalísticas da empresa, com foco nos objetivos e metas.
A possibilidade de um controle mais efetivo dos processos cria um cenário de expectativas de que se apresentem mais e melhores resultados, decorrentes de tarefas realizadas corretamente, com menos desperdício de recursos, ajudando a prever riscos e reduzir a não conformidade.
Pense Nisso!