PALMEIRAS & CORINTHIANS
A HISTÓRIA NECESSÁRIA
NASCIDOS DA RIVALIDADE ENTRE ITALIANOS ENVERGONHADOS DE SUA ORIGEM ( CORINTHIANS) E ITALIANOS ORGULOSOS DE SUA ORIGEM (PALESTRA ITÁLIA)
Willian Fagiolo
Tudo começou na Rua José Paulino, o melhor do Bom Retiro, em São Paulo, capital.
Nas casas, naquele tempo, o bairro, um lugar aprazível, os moradores refestelávam-se de generoso consumo de vinho, frutas secas européias, de recheadíssimas roscas e de um tipo de nhoque assado e adoçado com mel. E uma massa de inesquecível sabor a que todos chamavam de pinholate. Os italianos!
Havia muita discriminação, pela elite paulistana, contra os italianos.
Contra tudo cinco operários de nomes Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista", após assistirem um jogo da equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Bataglia que, já no primeiro momento, afirmou profético: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Grande figura, o Bataglia. Profeta.
Eu, não sou corinthiano, graças a Deus, mas respeito os amigos que são. Não há nenhum demérito nisso. O ser humano, independente do credo, cor ou raça, tem iguais em si a mesma angústia e as mesmas fraquezas ante o desconhecido, e por isso quando ergue os olhos para o céu busca uma força maior, no caso, Deus, o mesmo Deus de todos, apesar dos corinthianos acharem que Deus torce pelo Corinthians.
Daí veio a resposta dos italianos orgulhosos de sua origem e mandaram todos catar coquinho! Fundaram o Palestra Itália! Hoje Sociedade Esportiva Palmeiras! Recentemente construiram "O Arena", o grande estádio dos palmeirenses!
É isso. Italianos versus italianos, eis o que é.
O resto é bobagem!
AQUI É BRASIL! TODOS SÃO BRASILEIROS!