Por que investir no desenvolvimento de organizações ágeis?

Por que investir no desenvolvimento de organizações ágeis?

Mudanças rápidas no mercado, na concorrência, nas necessidades dos clientes, na tecnologia e nas regulamentações são situações cada vez mais comuns no ambiente corporativo e demandam, mais do que nunca, que as organizações sejam capazes de responder e se adaptar rapidamente. A agilidade organizacional não é um diferencial, mas sim uma necessidade.


A vantagem competitiva passou a depender da capacidade de agir de forma rápida, decisiva e eficiente na identificação, resposta e exploração das mudanças.


Agilidade organizacional é a capacidade de uma empresa ser infinitamente adaptável sem ter que promover rupturas na sua cultura. As organizações ágeis se esforçam para desenvolver uma capacidade integrada de mudar, ser flexível e ajustar à medida que as circunstâncias mudam, de uma forma natural.



ORGANIZAÇÕES DEVEM MUDAR E ADAPTAR-SE REPETIDAMENTE


A agilidade faz mais do que permitir que as empresas se adaptem. Isso as torna adaptáveis ​e pró ativamente ágeis como parte de sua cultura. Organizações ágeis são otimistas frente aos seus desafios, nunca descansam em seu sucesso, e regularmente procuram melhorar mesmo quando são bem-sucedidas.


Como uma chita - que pode acelerar, desacelerar e mudar de direção mais rapidamente do que qualquer outra na savana africana, e evoluiu para o animal mais rápido em terra e uma das criaturas mais ágeis da Terra - as organizações devem mudar e se adaptar repetidamente se quiserem, manter seu ajuste ambiental, sobreviver e ficar à frente das forças que sinalizarão tempos difíceis ou o fim da empresa.


As empresas ágeis concentram-se na capacidade de implementar mudanças, tanto incrementais quanto descontínuas, bem como na capacidade de verificar a contribuição da execução para o desempenho.


QUAIS SÃO OS TRAÇOS COMUNS DAS ORGANIZAÇÕES ÁGIL?


  • Organizações ágeis nunca descansam em seu sucesso e regularmente procuram melhorar mesmo quando são bem-sucedidas;
  • Há alinhamento e clareza em torno da missão, visão e valores;
  • Abraçam o fracasso como uma oportunidade de aprendizado, têm um propósito forte, uma vitalidade e uma mentalidade de aprendizado;
  • A rápida tomada de decisões acontece não apenas durante uma crise, mas todos os dias;
  • Há uma forte capacidade de execução, altos níveis de responsabilidade, pensamento centrado no cliente e forte sinergia entre organizações;


Criar uma cultura de agilidade é possível e deve ser a primeira prioridade estratégica, pois é a cultura que gera a capacidade de uma organização se ajustar em qualquer direção e executar qualquer estratégia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roberto Mosquera

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos