Positividade Tóxica: o otimismo exagerado.

Nunca saúde mental esteve tanto em voga, principalmente após os impactos gerados pela pandemia! E o resultado disso é que nos tornamos vulneráveis a discursos de auto-ajuda e frases de impacto como “Vai com medo mesmo!”, “Foguete não dá ré”, “trabalhe enquanto eles dormem” e muitas outras!

Sem dúvida alguma o otimismo é importante diante de seus desafios, mas o seu excesso, como em tudo, também tem seus complicadores.

A positividade tóxica em linhas gerais é a ideia de que pensamentos positivos devem estar acima de qualquer pensamento negativo! SEM-PRE! A questão: “abafar” a emoção pode afetar sua saúde mental! Em outras palavras: quando o remédio vira veneno!

Se você não aceitar que suas emoções não existem, você nunca vai aprender a lidar com elas!

Seus problemas são seus problemas, suas dores merecem ser acolhidas! Não deixem que pessoas que não te conhecem digam se trata de “mimimi!”

A positividade não precisa existir sempre, como tudo na vida, pode e deve ser moderada!

Agora que praticamente o mundo sentiu na pele a importância da saúde mental e o efeito rebote da positividade quando em excesso, vamos nos atentar de que forma a positividade tóxica se manifesta na prática:

1.      Comparações “ingratas” – frases como “você não sabe o que é problema!” “já passei por coisa muito pior”. “antigamente era bem pior”. As pessoas diminuem o seu problema com situações desproporcionalmente piores.

2.      Veja pelo lado positivo, veja pelo lado bom da coisa. No popular a pessoa vive no mundo do contente o tempo inteiro.


Aspectos práticos, afinal de contas foi para isso que esse artigo foi escrito, para te ajudar a lidar melhor com a positividade tóxica, então vamos lá:


1.      Atentar para o seu padrão de comunicação e comportamento. Enquanto lia esse texto, você se identificou com algum dos padrões? Identificá-los é a primeira e importante etapa, afinal de contas, você não pode encontrar solução para algo que até então sequer sabia que era problema.

2.      Acolha a dor e o problema daquela pessoa. Acredite, a maioria das vezes as pessoas só querem falar e ter a sensação de que estão sendo ouvidas. “Existe algo que eu possa fazer por você?”, “eu imagino o quanto seja difícil! Parabéns por sua sabedoria e sua força.


Como diria a nossa sábia “vovozinha” equilíbrio é tudo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos