Renove-se

Renove-se

É estranho como algumas notícias mexem com você. Estranho mesmo. Como a morte de uma pessoa querida, que fazia parte da sua vida diária, mexe com você mesmo que os fatos e atos ruins e a distância tenham nos separado. Estranho mesmo.

Por outro lado, a morte desta pessoa querida durante o período da páscoa me fez pensar que nós estamos sujeitos a inícios e términos de novas fases em nossas vidas de uma maneira mais do que intensa. E que não valorizamos isso nem um pouco.

Páscoa, pelo menos na religião a qual fui criado e sigo, tem um significado maior do que ganhar chocolate quando o cara morre e ganhar presente quando o cara nasce. Páscoa tem um sentido de renovação, de passagem – do hebraico Pessach – que significa literalmente passagem.

E qual é o ponto em que eu quero chegar?

Bom... com certeza não é o religioso, por mais que estejamos bem no meio das comemorações de Páscoa. E vamos combinar que elas são bem gostosas, não?

O ponto o qual eu quero abordar é que nós devemos buscar a renovação sempre, de aproveitar as nossas passagens por situações da vida ou trabalho de uma maneira melhor, onde possamos aprender e sairmos maiores.  Sejam essas situações boas ou ruins.

As tais renovações não tem a ver somente com cursos para engordar currículo, uma nova pós-graduação ou até mesmo uma promoção. Tem a ver com como lidamos com o nosso dia a dia, como nós passamos diariamente pela nossa rotina e tornamos as coisas melhores. Para nós e quem está ao nosso redor.

A renovação está em como nós lidamos com os nossos medos, alegrias, frustações, amigos, colegas amores e famílias. Ou seja, temos que nos renovar de uma maneira maior, mais ampla, para aceitarmos e lidarmos melhor como somos.

Renovar é um ato muito maior do que pensamos.  E quando nos renovamos, passamos por melhor pela vida incrível que temos, aproveitamos melhor a jornada como diria Joseph Campbell, conseguindo assim ter uma vida mais plena e cheia de realizações. E boas histórias para contar, é claro.

O que eu quero é nesta Páscoa – ou Pessach – você pare uns cinco minutos e pensa como você pode se renovar. Como você pode mudar algo que não gosta em você para melhor.

Renove-se.  E uma feliz Páscoa para todos nós.


Cristina Guimarães

Consultora em Orientação , Transição e Desenvolvimento de carreira | Assessment | Psicóloga com Especialização na área Organizacional | Certificação Internacional em Mentoring e Coaching

6 a

Parabéns pelo texto Júlio ... desejo que continue aprendendo , vivendo grandes e boas passagens e mostrando que sempre existe possibilidade de ser melhor . Precisa coragem , humildade e vontade . E vc tem ! Boa Páscoa !!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos