SALÁRIO EMOCIONAL
No mês intitulado como “ da Mulher” e, mais ainda, no dia exato que se comemora a data, lançamos esse artigo para abordar algo altamente relevante, especialmente para as mulheres e mais ainda se forem mães.
O objetivo dessa reflexão é que em algum momento no futuro todos os meses serão meses das mães e mulheres e profissionais.
Vamos falar sobre o Salário Emocional, principalmente do ponto de vista das mães e as relações de subordinação.
- Mas o que é o Salário Emocional ?
Você pode pensar que o Salário Emocional é quando seu supervisor te chama para aquele aumento, na frente de todos os outros colaboradores e te agradece com aquela lagriminha descendo pelo canto do olho. Você foi tão bem que ganhou um aumento e o chefe está emocionado.
Não é nada disso…
Também não é aquela emoção que você sente quando ganha vaga de estacionamento dentro do prédio da empresa, o convênio top ou o tíquete dos gerentes. Tudo isso é bom, claro, mas é um fator de motivação momentâneo.
Salário Emocional não é mais grana, nem é grana.
- Então porque estou lendo isso ? Esses dois estão loucos de querer me falar de um Salário que não aumenta meu salário ? Quem quer isso ?
Todos queremos. Continue lendo e vai entender. Não desista agora.
O conceito que mais nos agrada de Salário Emocional é o “conjunto de incentivos emocionais que proporcionam um clima positivo e fazem com que os colaboradores se envolvam com a empresa, aumentando o comprometimento e a produtividade” (artigo - SBie).
Está ligado diretamente ao respeito pelo indivíduo, suas características, seu trabalho, a importância da sua vida fora da empresa. Mesmo nas situações em que temos que levar aquele trabalho pra casa. E não adianta dizer que isso não acontece.
- Bonito, mas confuso. Ainda não entendi. Onde que eu ganho nessa salada ?
Em atitudes e ações dos líderes que identificam necessidades e atuam no sentido de facilitar nossas vidas para que possamos exercer plenamente nosso potencial.
- Agora entendi. Aquela bobagem do meu chefe me dizer que sou a melhor para eu me motivar e trabalhar mais…
Também não. Calma que já explico. Dá uma olhada nesses exemplos :
· Ambiente de trabalho agradável e positivo
· Política da empresa que preza pelo bem estar do indivíduo
· Oportunidades de progresso da carreira
· Reconhecimento do trabalho e motivação
· Sentir-se acolhida e parte da organização
· Liderança engajadora, motivadora e positiva
· Feedbacks individuais visando melhoria
· Respeito as mães, com horários flexiveis, compreensão da dinâmica do cuidado com os filhos, a necessidade da proximidade da mãe com os filhos quando são pequenos
· Proximidade com a família em datas festivas, flexibilidade de horário para provas ou cursos importantes
· Líderes mostrando interesse pelo bem estar dos subordinados, inclusive com respeito à família
Ou seja, mostrar que carinho e respeito não tem direção. É um circulo que todos são visualizados. Nossa empresa também é nossa família.
É tudo que desperta o interesse de ir todos os dias trabalhar, não somente pela necessidade (isso já natural), mas pela vontade de estar num ambiente, com pessoas que te fazem bem e que te defendem. Ações simples positivas fazem toda diferença!
- Agora entendi. Uma empresa que não existe…
Nada disso. Várias empresas se empenham em criar um ambiente propício ao pleno desenvolvimento das atividades de uma maneira muito positiva. Basta achar a sua. Pode começar pela relação anual das Melhores Empresas para se Trabalhar, que sai anualmente.
Além disso, procure ser uma agente de mudanças dentro de sua empresa.
Sabemos que cada um é único, por isso somos classificados como indivíduos e que há apenas uma raça, a raça humana.
Vamos despertar o diálogo sobre esta ação. Vamos abordar o tema com base na experiência de líder e liderada e exemplos de empresas, tanto dos bons quanto dos maus exemplos.
E, finalmente, tornar todas as empresas em locais com Salários Emocionais Milionários para todas e todos!!!
Post criado por Kenety Porto e Marcus Vinicius Sinhoreto
Gestão Comercial
6 aMuito obg querido Marcus, pela atenção! Uma novidade... Desenvolver um artigo em conjunto, obg mesmo!