Você já meditou hoje?
Como seres pensantes, é muito comum nos pegarmos remoendo situações, perdendo muito tempo com conjecturas e suposições, elaborando planos, enxergando problema onde não existe ou elucubrando contextos imaginários (geralmente pensando no pior).
Recentemente, mais precisamente há 90 dias atrás, eu me desafiei a tentar “não pensar”, nem que seja por um tempo curto de tempo. Claro que não foi uma ideia que surgiu do nada e sim após ouvir várias pessoas sobre o quanto sofremos por pensar demais; e essa carapuça serviu muito bem em mim.
Temos uma tendência a nos cobrarmos muito, inferindo o futuro e remoendo o passado de uma forma negativa e deixando de aproveitar e valorizar o que vivemos no presente. Uma das soluções que eu sempre torci o nariz foi a prática da meditação. Honestamente achava que não era pra mim, que não teria tempo pra ficar parado de perna cruzada, de olho fechado dizendo “aahummmm....aahummmm...”. Sim! Eu tinha um baita preconceito baseado simplesmente em um estereótipo.
Na verdade, eu achava que não poderia algo tão simples ter todos os impactos positivos que as pessoas iniciadas diziam e o mais surpreendente de tudo: capaz de trazer paz e felicidade. “Impossível!”, eu esbravejava. Até que eu cedi e optei por baixar um aplicativo de meditação guiada e já na primeira sessão senti minha língua queimar. Falei de novo “Impossível...”, mas agora estava sem palavras, não conseguia descrever o quanto aqueles 10-15 minutos de “não pensar” ou “não focar nos pensamentos” me fizeram bem.
Desde então já contabilizei 23 horas de meditação (divididas em sessões matinais de 10 a 15 minutos) e sim, mudou bastante a forma como encaro muitas situações do meu dia a dia (principalmente as de stress e sofrimento). Genuinamente, não foi só eu quem percebeu, muitas pessoas mais próximas também notaram, principalmente minha esposa e minha filha (que como motivação pra mim são elas que busco se beneficiarem mais com o processo).
Óbvio que não deixei de ser eu mesmo (a ideia não é descaracterizar ninguém) e que agora a vida se tornou simples (eu diria que se tornou mais simples, isso sim), fato é que foi um efeito tão positivo que eu aconselho darem uma chance para essa prática, muitas pessoas influentes, nas mais diversas áreas, já praticam e testemunharam ganhos, enfim, tente e veja se funcionam para você também (eu acredito que sim, se funcionou pra mim) e depois volte aqui para falar como foi... “aahummmmm”.
Consulting Senior Manager - Natural Resources
6 aMuito legal o text, Isaac. Também estou tentando meditar e os resultados são realmente muito positivos. O mais difícil, assim como a prática de esportes, é ter a disciplina para a prática continua.
Mãe, neuropsicóloga, gestora apaixonada por Learning & Leadership na ACC BR.
6 aDepois do seu depoimento hoje vim correndo ler! 😙
Senior Manager @ Accenture Brasil
6 aShow Isaac! Eu entrei no mundo de mindfulness apos ler algumas pesquisas sobre os beneficios em pacientes que sofrem de dores cronicas. Evidentemente nao eh uma questao de cura, mas sim de auto controle e centralidade da mente. Resultados super comprovados!!! Grande abs!!!
Father | IT Executive | Delivery Lead | Software Engineer Senior Manager
6 aIsso ae my friend. Faz toda diferença se permitir estes 15 minutos diariamente. Também vi resultados muito positivos após iniciar tal prática.