Agregações de Serviços de Água e Saneamento
As agregações de Entidades Gestoras são um excelente instrumento para introduzir equilíbrio e sustentabilidade nos serviços de água e saneamento.
As agregações introduzem economias de escala, equidade regional nas tarifas e na qualidade do serviço, reforço das competências técnicas, sustentabilidade económica e financeira, tecnologias e sistemas de informação modernos, otimização de investimentos a uma escala regional, entre outros benefícios.
As agregações "per si" não são um objetivo, mas sim um instrumento para atingir quatro objetivos:
Melhor qualidade do serviço
Maior eficiência
Sustentabilidade a longo prazo
Otimização do tarifário a praticar
Não obstante, as agregações conduzem, geralmente, a aumentos de tarifas. Normalmente, o ponto de partida das tarifas é insuficiente para fazer face a uma gestão adequada e, embora as agregações reduzam o custo do conjunto, ainda assim, muitas vezes a tarifa final é superior à tarifa de partida.
Infelizmente, o processo de implementação de agregações em Portugal tem sofrido um conjunto de erros que são comuns e transversais em praticamente todas as agregações.
Recomendados pelo LinkedIn
ERROS COMUNS E TRANSVERSAIS A PRATICAMENTE TODAS AS AGREGAÇÕES
1. Comunicação defeituosa
2. Dados de base de fraca qualidade
3. Modelos de negócio excessivamente baseados na eficiância
4. Bases de dados de clientes desatualizadas
5. Arranque da faturação mal planeado
6. "Gestão de danos" politizada
No entanto, a maioria destes erros – se não mesmo todos –são evitáveis.
Planear e gerir a mudança é fundamental num processo de agregação. Há que assumir que a gestão e operação não estavam a ser bem feitas. Há que substituir a informalidade e a memória pessoal por registos e memória coletiva.
E há que assegurar que a cultura interna é rapidamente adaptada à nova realidade, mesmo sabendo que mudar e reaprender é sempre muito difícil.
Muitas vezes os imprevistos podem assumir uma relevância inesperada e, lamentavelmente, algumas vozes anti-agregação estão apenas à espera que algo corra mal.
As Agregações são um excelente instrumento para criar escala e sustentabilidade num País pequeno como Portugal. Devemos tirar lições do passado para criar condições de sucesso para o futuro.
Visite definingfutureoptions.com
Chefe de Divisão | Município de Seia
1 aCaro Diogo Faria de Oliveira, excelente exposição de ideias! Planeamento, Estratégia e Pragmatismo, são algumas palavras-chave para o sucesso. Bom trabalho!