Como escrever um bom Status Report?
Pense sobre seus últimos grandes problemas na gestão de projetos. Pense em suas causas e em como poderiam ser evitadas. Geralmente, a baixa qualidade da comunicação é a causa raiz, certo? Uma das ferramentas mais importantes em um bom plano de comunicação é o Status Report (SR). Abaixo exponho algumas dicas para a composição de um bom documento de SR.
Em que periodicidade?
A periodicidade pode variar de projeto para projeto. Mais importante do que a definição de uma periodicidade diária, semanal, quinzenal ou mensal é a definição de uma periodicidade. Fazer com que suas partes interessadas saibam que para receberem uma atualização do projeto apenas precisam esperar pelo envio de seu documento faz com que o ambiente do projeto fique mais sereno. Mesmo se o projeto estiver enfrentando diversos e complicados problemas, a certeza da comunicação transparente e periódica dará segurança para todos e os problemas tenderão à serem solucionados de forma mais rápida e harmônica. Além disso, um mesmo projeto pode requerer diferentes periodicidades de acordo com suas fases. Em uma fase crítica pode ser necessário um SR diário para que se tenha tempo de ajustar o plano. Dentre todas as opções, a periodicidade semanal foi a que melhor se adaptou às necessidades genéricas em um projeto. É óbvio que para alguns projetos, não se observa grandes alterações em uma base semanal. Entretanto, ainda se tem utilidade no SR mesmo para dizer que nada mudou.
Para quem?
Para as partes interessadas do seu projeto. Para todas! O Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em sua 5ª Edição define parte interessada como um indivíduo, grupo ou organização que pode afetar, ser afetada ou sentir-se afetada por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto. Certamente você precisará de distintos canais de comunicação pois não poderá/deverá informar tudo para todos e da mesma forma. Entretanto, o SR deve ser um documento para todos. Para alguns terá grande relevância. Para outros não terá muito valor. Entretanto, existe uma necessidade não declarada de se ter a informação. Uma determinada parte interessada pode não ler seu SR, mas para ela certamente é importante receber e saber que quando precisar, saberá onde consultar o atual estágio do projeto.
Com qual meio?
Por e-mail! Entretanto, se sua empresa não possui um software de gestão de projetos com esta funcionalidade ou se a empresa tem mas sua utilização é muito complexa, você poderá enviar o SR anexo ao email dentre as diversas opções de formatos (.pdf, .doc, .ppt,...). Porém, recomendo a utilização do próprio corpo do e-mail. Desta forma, você faz com que seu SR fique leve e com que não sejam necessários mais do que dois cliques para ler o documento.
O que escrever?
- Parágrafo inicial
É muito importante iniciar seu SR com um breve texto que resume a posição do projeto. Dentre todas as informações que serão evidenciadas, algumas são muito relevantes e merecem um destaque. Entretanto, esse texto inicial não pode passar de um parágrafo. O SR precisa ser o mais direto possível. Portanto, não antecipe muito do que será apresentado nas sessões seguintes.
- Estágio e posição
Informe o estágio do projeto (descoberta, iniciação, planejamento, desenvolvimento, validação, operação assistida, encerramento,...). É importante que esse estágio esteja conectado com a metodologia que sua empresa ou departamento definiu para a gestão de projetos. Utilize nessa sessão um código de cores para evidenciar a posição do projetos. Por exemplo: verde – o projeto está dentro do seu plano sem nenhum problema significativo; amarelo – o projeto está com algum problema significativo, entretanto já possui um plano de ação definido; vermelho – o projeto está com algum problema significativo e ainda não possui um plano de ação.
- Problemas significativos
Entende-se por problema significativo aqueles eventos ou condições já certas que estão provocando efeito negativo em um ou mais objetivos do projeto. Ou seja, não caracterizam-se como riscos (eventos ou condições incertas). Liste os problemas significativos de seu projeto e os respectivos planos de ação (se esses existirem).
- Marcos
Entende-se por marco um ponto ou evento significativo de um projeto. Os marcos ou milestones devem ser temporalmente sequenciais. Isto quer dizer que um marco não pode estar com sua data anterior ou igual às datas dos marcos predecessores. Liste seus marcos e as datas em que você planejou os alcançar. Dois marcos são muito importantes e precisam estar em qualquer lista: Início do projeto e Fim do projeto. Pode parecer óbvio mas já vi diversos SR em que isso não estava claro e não saber exatamente quando o projeto começou e quando terminará gera muita ansiedade e dúvidas entre as partes ineteressadas.
- Riscos significativos
Informe os riscos de alta prioridade identificados. Entende-se por risco todo evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito negativo em um ou mais objetivos do projeto. Entende-se por risco de alta prioridade aqueles que possuem alto impacto no projeto caso ocorra e que possuam alta probabilidade de ocorrência. Informe os planos de resposta à esses riscos. O que pretende-se fazer: Prevenir – Atuação visando a eliminação da ameaça ou proteção do projeto contra o seu impacto; Transferir – Transferência do impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta; Mitigar – Redução da probabilidade de ocorrência; Aceitar – Reconhecimento da existência do risco sem nenhuma atuação. A ação será feita quando e se o risco virar um problema.
Você ainda pode incluir diversos outros tópicos. Entretanto, lembre-se de manter a objetividade de seu SR. Importante é que você conecte o modelo de seu SR às necessidades de seu projeto, à cultura da empresa e às boas práticas de gestão.
Aproveite para ler minha última postagem em que apresento os 4 pilares que sua organização deve buscar antes de investir em aplicações para gestão de portfólio/projetos.
Sucesso e até!!!
Rafael Roquette.
PMO | Gestão de Projetos | Ágil | SCRUM | LEAN IT | OKR | CX | Processos | DevOps | Transformação Digital | Six Sigma Yellow Belt | COBIT® | ITIL | Design Thinking
8 aGostei muito!!!
Leading the Global IT Operating Office driving IT and Business transformation at L'Oréal
8 aRafael, excelente matéria. SR bem feito e bem comunicado é fundamental para o sucesso do projeto. Na expectativa de mais um aterfato com sua assinatura ;-)
Diretor de TI
8 aMuito bom parabéns