Como melhorar a comunicação e as relações no ambiente de trabalho.
Você já reparou como suas emoções podem fazer um verdadeiro “plot twist” em sua comunicação com a equipe e os colegas? 😅 Reconhecer e regular suas próprias emoções não é apenas um talento digno de mestre Jedi, mas também uma habilidade que pode transformar o clima do seu trabalho e dar aquele impulso no seu desempenho como líder ou colaborador.
Agora eu vou apelar para a ciência
Segundo Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional”, 80% do sucesso no ambiente corporativo não depende apenas do conhecimento técnico, mas das suas habilidades em gerenciar relacionamentos e suas próprias emoções. Ele destaca que profissionais emocionalmente inteligentes conseguem navegar melhor por situações de conflito, comunicar-se com clareza e, como resultado, construir ambientes mais colaborativos e produtivos.
Goleman também menciona que a autoconsciência é o primeiro passo: quando você reconhece o que está sentindo, é mais fácil regular essas emoções. Imagine a diferença entre reagir impulsivamente em uma reunião estressante e, ao contrário, perceber sua frustração e optar por uma resposta mais equilibrada e construtiva. você passa a ser o mestre da calma e da sabedoria.
Dicas práticas:
Não é contar até 10 e nem tomar um balde de café!
1- Antes de reagir a uma situação estressante, respire fundo pra pensar na emoção que está sentindo. É raiva, frustração ou só fome mesmo? Eu digo isso porque eu fico nervosa quando estou com fome e as vezes parece que é raiva😆 essa reflexão pode salvar vidas.
2- Quando for lidar com sua equipe, lembre-se: Todo mundo ali também está numa montanha-russa emocional! 🎢 pratique a empatia, ouvir antes de sair falando, é como dar aquele abraço quentinho que cria um ambiente de confiança e abertura. Afinal, todo mundo prefere um líder que escuta a um líder que só fala.
3- Quando precisar dar um feedback, lembre-se: Tente não virar o incrível Hulk e não usar a comunicação violenta. Assim, você melhora a comunicação e evita que seu nome esteja na sessão de terapia😅
Recomendados pelo LinkedIn
A liderança deve atuar como exemplo. Eu sempre digo isso!
Considere a experiência de Satya Nadella, CEO da Microsoft. Ao assumir o comando da empresa, ele promoveu uma cultura de empatia, autoconhecimento e colaboração. Nadella reforçou que a verdadeira liderança vem de entender suas próprias emoções e as dos outros, o que permitiu à Microsoft transformar sua cultura corporativa e se tornar uma empresa ainda mais inovadora e competitiva.
Reconhecer e regular suas emoções não é um superpoder exclusivo dos líderes — qualquer mortal pode (e deve!) praticar isso no dia a dia! Afinal, nada como um toque de inteligência emocional para evitar dramas no trabalho e transformar aquele e-mail passivo-agressivo num convite cordial para alinhar expectativas. 😅 A verdade é que inteligência emocional é o que separa os profissionais excelentes de profissionais bons.
Pausa dramática para frase motivacional.
As emoções são como um Wi-Fi: às vezes são fortes, às vezes caem do nada, e outras vezes nem sei.
Aproveito para deixar algumas sugestões de livros que podem ajudar na incrível jornada do conhecimento e gerenciamento das emoções.
Aluno de Engenharia Civil
2 mMuito bom !!!
Gestão de mudanças | Desenvolvimento Humano e Organizacional | Treinamento & Desenvolvimento | Gestão de Programas de desenvolvimento | Cultura Organizacional
2 mAdorei! Gerenciar as emoções antes de comunicar. Mantra pra vida!
Copiloto de aeronave A32F / Fatores Humanos CRM
2 mParabéns pelo artigo! Ótimo tema