Crônica - "Átomos"
Seria a vida alucinação dos átomos, uma loucura do universo orquestrada pela inteligência externa que chamamos Deus ? A Bíblia, livro não científico, afirma :
“Pois tu és pó e ao pó tornarás.” - Gênesis 3:19
Pois bem, isso já foi amplamente comprovado pela ciência bastando trocar a palavra pó por átomos e é válido para todos os seres viventes. Mas por que cargas d’água esses átomos ousaram se arrumar gerando uma espécie de interrupção da eternidade atômica não viva ? O que a vida contribuiria ao universo além de poder usufruí-lo e contempla-lo ?
Quem sabe o teatro possa me ajudar nessa reflexão. Nessa arte coletiva, executada ao vivo, seus praticantes são absurdamente dependentes do público, da sua presença e de seus aplausos. Essa convivência e reconhecimento fazem parte do ciclo completo da obra. Ora, então talvez eu possa supor que a vida seria uma forma do universo ser reconhecido, ser admirado. Nas escrituras, também aprendo, Deus clama por ser amado. Justo Ele, poderoso e eterno, necessita também o aplauso carinhoso como qualquer ator. É, quem sabe o universo seja um grande teatro apresentando um espetáculo maravilhoso mas ainda assim precisa da vida na plateia, um sopro divino.
Carlos Lopes Dez. 2017