Crise na carreira. E agora, o que faço?
Você não precisa estar no mercado de trabalho para saber o que é uma crise. É normal viver uma situação como essa nos diversos âmbitos da vida. Desde o relacionamento com o parceiro ou parceira, sócios e, inclusive, na carreira.
Mas, não se assuste. Passar por essas adversidades é mais comum do que você imagina. Elas nos fazem refletir, por exemplo, sobre ações que estamos praticando no "modo automático”. São atividades que, na rotina do dia a dia, não analisamos se, de fato, são as que queremos para daqui dois, cinco ou dez anos.
Essas incertezas, inclusive, têm chego cada vez mais cedo. Com a velocidade em que tudo acontece, não conseguimos separar o trabalho da vida pessoal. E é nesse ponto da vida que começamos a pensar até onde faz sentido o que fazemos.
Durante minha carreira, trabalhei muito tempo como funcionária pública. Nos últimos anos que exerci a função, passei a refletir se aquilo era o que eu realmente queria fazer para o resto da minha vida. E aí, pensamentos começaram a borbulhar na minha mente.
Eu não estava confortável com a posição que ocupava. Depois de enfrentar uma crise comigo mesma, descobri que estava na hora de mudar o rumo da minha carreira. Foi quando ingressei no setor de Recursos Humanos da Quatenus.
Mas, o que faço para sair da crise e dar um novo rumo a minha carreira?
Primeiro que ter um emprego seguro não é sinônimo de felicidade. Nem mesmo o dinheiro é sinônimo de felicidade.
Você pode ter o cargo na empresa que sempre sonhou e mesmo assim estar insatisfeito, sem saber qual caminho seguir.
É aquela velha briga entre razão e emoção. Seu coração pode estar apontando para uma direção. Sua consciência para outra, completamente diferente. Pode até parecer clichê, mas, dessa vez, você vai precisar seguir seu coração.
Aí você pode dizer:
“Manuela, eu tenho um emprego seguro, ganho um salário ótimo e, mesmo assim, não sei se é isso que quero para a minha vida, o que faço?”
Nesse caso, eu devolvo a pergunta:
“Você está totalmente entregue a função que realiza hoje? É isso que quer e se orgulha de dizer que fará para o resto da vida?”.
Se esse emprego não lhe preenche mais, então, é hora de alçar novos voos.
Você pode estar, inclusive, prejudicando o andamento da empresa onde trabalha.
Nessa situação, você pode estar tirando a oportunidade de alguém que sonha com aquilo que um dia foi o seu sonho, mas que hoje já não é mais.
E está tudo bem, nossa vida é feita de ciclos. Sempre temos objetivos a alcançar. E de tempo em tempo, paramos e vimos que já não somos aquela pessoa de cinco anos atrás. Todos nós passamos por isso em algum momento de nossas vidas.
Quando você parar para analisar sua carreira e perceber que a crise bateu na porta, tenha paciência. Sim, o tempo é quem vai dizer o quão vitorioso você sairá dessa crise.
Muitas vezes, o que precisamos é de uma pausa. Tire umas férias e reflita sobre o que gosta de fazer, com o que trabalharia todos os dias sem se preocupar se é fim de semana ou não. Aquilo que você faz sem ver a hora passar.
Pode ser que, com esse tempo, você descubra que está no caminho certo e que só precisava de uma pausa mesmo. Ou decidirá por seguir outro caminho. E então descobrirá que chegou a hora de lutar pelo seu propósito.
E se eu puder dar um conselho, persista nessa transição. É claro, de forma responsável e planejada.
A vida é feita de desafios, então, se anime a, mais uma vez, fazer o que for preciso para alcançar o que tanto deseja. Visualize o que precisa fazer e, o quanto antes, aposte todas suas cartas nisso.
E então, pronto para olhar para dentro de si, sair dessa crise e lutar por novos objetivos? Fez uma transição de carreira recentemente, como foi? Deixe nos comentários, ficarei feliz em ouvir suas histórias!
Sou Maria Manuela Monteiro, coordenadora de RH da Quatenus Rastreamento e Telemetria no Brasil.
Eu sempre trabalho com cooperação, resiliência e aprendizado que adquiri com as diferentes pessoas que conheci. Acredito no local de trabalho como nossa segunda casa, então, tento torná-lo o melhor lugar possível para estar.
Se você quer mais dicas de como estruturar sua carreira, convido-o a conferir também os conteúdos no Blog Quatenus!
Vendedor Key Account Paraná
5 aEu estou nesse dilema Maria Manuela Monteiro
CFO na Quatenus®
5 aMaria Manuela, gostei muito da sua abordagem ao tema. Parabéns.
Palestrante | Mentor de Marcas pessoais para carreiras de sucesso | LinkedIn Top Voice e Creator | CEO | Escritor Best Seller | Conselheiro | Personal Branding | Docente | Doutorando | Colunista | Embaixador de marcas
5 aAvaliar a carreira como está no atual momento e traçar o que quer para o futuro auxilia muito. Parabéns pelo artigo Maria Manuela Monteiro.
Dicas importantes Maria Manuela Monteiro!