O desafio de conseguir o primeiro emprego sem ter experiência
Por um acaso você já chegou naquele momento da vida no qual percebe que precisa entrar no mercado de trabalho? Uns começam a pensar nisso ainda quando estão na faculdade, outros, só depois que terminam. Independente do momento, é um desafio para qualquer um.
Acontece que esse desafio acaba virando um pesadelo para a maioria dos jovens. Isso porque muitas empresas colocam na descrição das vagas que é necessário ter experiência. E a primeira pergunta que vem à cabeça é: "Como ter experiência, se eu ainda não estou no mercado de trabalho e ainda não tive nenhuma oportunidade?".
Você pode pensar que é um caminho sem saída, mas fico feliz em dizer que não é. Como recrutadora, mostrarei nesse texto, algumas dicas que ajudarão você a conquistar seu espaço.
Crescimento em primeiro lugar
O que você precisa ter em mente é que tem muito a aprender. Então, toda experiência é válida. Meu primeiro emprego foi quando eu tinha 16 anos em uma loja de perfumaria.
Isso não era o que eu sonhava para minha vida profissional. Porém, foi ali que pude adquirir minha primeira experiência. Ela foi importante para mim porque, desde lá, descobri que gostava de lidar com pessoas e ajudá-las.
Busque programas que contratem estagiários ou jovens aprendizes, é uma ótima maneira de iniciar sua carreira e aprender ao mesmo tempo.
Ao terminar um curso, comece outro
Enquanto você não entrou para o mercado de trabalho, dedique o seu tempo à aprendizagem. Existem muitos cursos onlines e gratuitos, o que diminui as barreiras geográficas e financeiras. Portanto, não tem desculpa para não se aperfeiçoar.
Quando eu avalio o currículo de um jovem que não possui experiências, vejo se esse candidato fez ou não cursos profissionalizantes. Quanto mais formação possuir, maiores serão as chances de passar para a próxima fase.
Ter cursos e participações em eventos da área gera credibilidade para o candidato. Esse tipo de perfil me passa uma boa imagem. Pois, possui conhecimento teórico, além de estar sempre buscando aperfeiçoamento.
E isso é o que a minha empresa e qualquer outra procuram: pessoas que demonstrem esforço.
Ser voluntário lhe ajuda a conquistar o primeiro emprego
Essa pode ser uma estratégia para se destacar dentre os outros candidatos. Procure causas sociais ou startups que necessitam de voluntários. Você sempre aprenderá alguma coisa e isso lhe trará o que procura: experiências.
Quando pego o currículo de um jovem e vejo que ele foi ou é um voluntário, o candidato ganha pontos extras no processo de seleção.
Explico o porquê: isso mostra que realmente foi em busca de conhecimento, de uma experiência em que não visava o lucro financeiro e sim o lucro pessoal de estar ajudando em uma causa nobre.
Mostre suas habilidades de um jeito diferente
Quando coloco na descrição da vaga que é necessário ter experiência, não estou dizendo que, necessariamente, contratarei alguém que tenha um alto conhecimento de ferramentas e do mercado.
O que de fato procuro é alguém que possua as habilidades necessárias para ocupar o cargo. O conhecimento pode ser demonstrado, por exemplo, com vivências na trajetória acadêmica, projetos escolares que desenvolveu e, inclusive, através de atividades extracurriculares.
Ir em busca do primeiro emprego não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando a maioria das empresas exigem experiência. Porém, se você demonstrar dedicação e boa vontade, ressaltando suas habilidades, há grandes chances de conseguir mostrar como será enquanto profissional e finalmente ser contratado.
E então, se sente mais preparado para ir em busca do seu primeiro emprego? Já passou por essa experiência? Me conte como foi! Deixe um comentário, ficarei feliz em conhecer suas histórias!
Sou Maria Manuela Monteiro, coordenadora de RH da Quatenus Rastreamento e Telemetria no Brasil.
Eu sempre trabalho com cooperação, resiliência e aprendizado que adquiri com as diferentes pessoas que conheci. Acredito no local de trabalho como nossa segunda casa, então, tento torná-lo o melhor lugar possível para estar.
Você pode acompanhar os meus conteúdos também no Blog da Quatenus ou Medium!
Marketing e Tecnologia | CRM e CS | Automações e Processos
5 aJenifer dos Santos
Unico IDTech | ID Pay - Fraud Prevention | Financial Services | Data Analytics
5 aThomas Tobler
Senior Materials Engineer | Linkedin Top Voice 2024 | Autor do livro Equilíbrio
5 aDemonstração de esforço e vontade de querer fazer realmente são pontos muito fortes para profissionais em início de carreira. Eu adicionaria paciência e humildade. Duas coisinhas básicas que muita gente anda esquecendo por aí. Mais um belo artigo, Maria Manuela Monteiro.