DÓLAR CAIU, O PREÇO DO DIESEL VAI CAIR?

DÓLAR CAIU, O PREÇO DO DIESEL VAI CAIR?

Essa é uma pergunta muito comum, e que recebemos bastante ao longo dessa semana, com a queda do dólar.

E para contextualizar, essa queda que tivemos está relacionada, a inflação menor que tivemos no mês do março, indo contra o que o mercado esperava, e isso animou os investidores, com a expectativa de que os juros futuros caiam no mercado, e com a expectativa do arcabouço fiscal apresentado pelo governo.

Mas a pergunta que não quer calar, o diesel vai cair?

Sempre somos muito cautelosos em relação a responder essa pergunta baseado em apenas um variável, pois isso pode nos fazer tomar decisões precipitadas. Mas olhando o contexto como um todo, o cenário aponta sim para que haja uma queda no preço do diesel no mercado interno, mas o dólar não é o único fator que pode fazer isso acontecer, e vejam que interessante.:

Quando analisamos a paridade, sempre olhamos, como está o preço do Barril (commodity), o derivado (no caso diesel), e dólar. 

Desde o último reajuste da Petrobras que foi em 23/03 até o dia 13/04, o barril 13,7%, enquanto dólar caiu 5,91% e o diesel no mercado americano caiu 6,46%, e vejam que mesmo com a alta da commodity, o derivado não seguiu o mesmo caminho, e isso pesou positivamente para o cenário que estamos hoje, com uma defasagem positiva para que haja uma queda.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • Seja um cliente da Valêncio Consultoria e obtenha gestão e controle sobre os preços dos combustíveis CLIQUE AQUI


Vejam que se estivéssemos olhando somente o preço do Barril, poderíamos estar tomando uma decisão de se estocar ao máximo, pois como o seu preço subiu, podemos subentender que o derivado também seguiu esse caminho. Essa seria uma decisão errada, pois a análise se baseou em apenas uma variável.

Por esse motivo retirar o PPI (Preço Paridade de Importação), pode ser um grande problema, pois mesmo com a alta do barril, o derivado e o dólar caíram e isso pode nos ajudar a derrubar o preço no mercado interno.

Por: MURILO GENARI BARCO | Diretor Comercial

www.valencioconsultoria.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos