Descrença na apresentação
É notório e perceptível que ultimamente muitas pessoas estão em busca de recolocação, ainda mais com este período de recessão que o Brasil vem sofrendo, escândalos de corrupção em sequência por parte de parlamentares, Executivo, Legislativo e Judiciário, vem deixando o país numa instabilidade imensa e fazendo com que grandes empresas deixem o país devido a descrença na política interna e isso tudo gera instabilidade econômica que afeta principalmente àqueles que estão na base da pirâmide organizacional.
A dificuldade de mantermos nossas necessidades mais básicas como listou Maslow em sua teoria da pirâmide das necessidades faz com que não tenhamos cautelas em uma parte muito importante para uma convocação de entrevista de emprego e até mesmo de uma possível contratação, nosso CURRÍCULO!
Existem muitas "teorias" pela internet dizendo como você deve construir um currículo "Campeão". Me permitam dizer uma coisa, isso é BESTEIRA, currículo é currículo, porém assim como qualquer apresentação, se você não demonstrar algo que agrade ao recrutador, de fato você NUNCA será convidado(a) para uma seleção, então o que digo e afirmo é que uma apresentação "Campeã", será aquela em que você descreverá qual suas capacidades e conhecimentos e também demonstrar suas potencialidades em novos aprendizados. Para isso é importante que saiba organizar sua "LINHA DO TEMPO" de experiências e descreva o que exatamente é importante para a vaga que está se candidatando. Nesta parte, muitos candidatos deixam a desejar.
Se suas experiências são na área comercial, não se candidate para vagas administrativas a menos que de fato tenha muito interesse e potencialidades que existam e você queira explorar, mas é importante que tenha algum conhecimento na área de candidatura. No momento de selecionar os candidatos que vão participar de um processo seletivo, o recrutador alinha os candidatos interessados à vaga e neste momento não temos como saber o perfil pessoal de cada um, somente aquilo que ele está apresentando através das informações no currículo e neste momento estas informações serão primordiais para um convite ou não.
Sua "linha do tempo" precisa fazer sentido, se houver algum "buraco", é importante que seja apresentada alguma justificativa, pois numa possível contratação, todas as informações serão consideradas.
Construir um bom currículo é FUNDAMENTAL, mas não caia no "Conto do Vigário" de currículos campeões, existe sim uma forma ordenada de se construir uma apresentação e se você não souber, pesquise as informações que são necessárias e ou contrate algum serviço de confecção de apresentação, porém evite àqueles que oferecem aprovação imediata pela construção de um currículo.
Não existe mágica, existem questões de lógica e necessidade para cada vaga que são ofertadas.
Vinicius Santiago - GOTalentos