Expectativas e projeções para 2024
Trabalhar com o transporte rodoviário de cargas sempre é um grande desafio, ainda mais falando de um país como o Brasil, muito volátil economicamente. Porém, acredito que este ano possa ser ainda mais promissor do que 2023, apesar de todas as dificuldades que vemos em nosso horizonte.
Um bom exemplo disso é retratado na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os números, o volume do transporte de cargas apontou uma expansão de 0,6% em janeiro de 2024. Apesar de estar abaixo do ponto mais alto da série, continua progredindo.
Mas quais são as pretensões?
Nos últimos meses, vivenciamos uma mudança drástica com as novas legislações impostas pelo governo e por lideranças do setor no transporte de cargas, como a Lei do Motorista, a contratação de seguros de cargas e a desoneração da folha de pagamentos, dentre outros pontos que mudam completamente os processos das empresas.
Apesar disso, temos que continuar nos adaptando e construindo novas estratégias para driblar esses desafios. Por isso, acredito que será um ano muito intenso, com muito trabalho e com a necessidade de muita organização e estudo. Aqui na TKE Logística, temos inovado com coberturas de novas operações, com o desenvolvimento de estruturas (as quais quero aprender o quanto antes e sem preocupações), além de novos desafios e integração de novos colaboradores para o processo, ou seja, uma oportunidade de crescimento constante. Em dezembro, quero poder olhar minhas anotações e poder dizer: “Nem acredito que fizemos tudo isso este ano”.
Por outro lado, as pessoas que gerem as empresas também necessitam de investimentos em sua vida profissional. Mas, para isso, é necessário confiar nas pessoas ao seu redor e as ajudar a se desenvolver dentro de suas capacidades para podermos crescer juntos. Acredito que essa cooperação mútua melhora o desenvolvimento das pessoas, das empresas e do mercado.
Recomendados pelo LinkedIn
Capacitação
Recentemente, fui oficialmente nomeado como coordenador da COMJOVEM Sul de Santa Catarina, e essa oportunidade já abriu portas e conexões interessantes para mim. Já foram diversas reuniões com parceiros, além da nossa competente coordenação composta por Felipe, Gabriela, Giliane e Thais. Cada encontro tem nos proporcionado aprendizados que eu não teria em um dia a dia normal na empresa. Além disso, temos uma rede com diversos núcleos do país que buscam esse desenvolvimento em conjunto. O aprendizado é contínuo.
Expectativas
Espero uma grande movimentação de cargas e de pessoas no mercado. Hoje temos uma taxa de desemprego baixa, e, se tivermos uma baixa na taxa de juros e inflação sob controle, haverá muito consumo pelos brasileiros. O Brasil é conhecido por começar o ano após o Carnaval, então agora que veremos o cenário de fato.
Da minha parte, espero que tenhamos um ótimo ano.
ENGENHEIRO DE MINAS .Turma 2.000
9 mObrigado pela mensagem . Deus te abençoe com toda sorte de bênçãos Boa, perfeita e agradável é a vontade de Deus Bom dia na paz que excede todo o entendimento!
Gerente | Transpocred
9 mParabéns Franco Scarabelot Gonçalves , o TRC sempre será um grande desafio. Mas oportunizar o desenvolvimento das pessoas contribuirá com os resultados da empresa.
VEM Company
9 mFranco Scarabelot Gonçalves 👏👏👏👏🚀