Futuro do presente e a era digital
Hoje acordei pensando sobre esse tempo verbal (eu mudarei) lá da aula de gramática. Na prática, o verbo remete a algo que será executado no futuro. A questão é que o futuro nunca esteve tão presente e as mudanças estão cada vez mais aceleradas. Será que foi prevendo esse senso de urgência que o gerundismo passou a fazer parte do vocabulário de alguns? “Eu vou estar mudando”. Dói de ler, mas nos faz refletir sobre a exponencialidade da ação.
A era digital e a influência em nossos comportamentos não é algo que ocorrerá amanhã, mas está ocorrendo. O volume de dados criado nos últimos dois anos é maior que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Sem perceber, adotamos diversas facilidades na nossa vida, como andar de Uber ou ter um “computador” (smartphone) na palma da nossa mão. E isso ficará cada vez mais rápido.
A dica para acompanhar as mudanças é manter nossa mente aberta para o aprendizado. O tempo não para e as evoluções também não. E não é que a frase do filósofo Sócrates “Só sei que nada sei” continua super atual?!
O mesmo se aplica às carreiras. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 75 milhões dos cargos atuais podem ser substituídos por máquinas até 2022. Por outro lado, 133 milhões de novos cargos podem emergir.
Nesse novo cenário, é fundamental desenvolver as competências mais requeridas no futuro e que, na maioria dos casos, não aprendemos no colégio ou faculdade. Habilidades como inteligência emocional, criatividade e comunicação nos impulsionarão a pensar de forma inovadora, preservando nossa competitividade no mercado de trabalho, com jogo de cintura para nos adaptarmos às mudanças.
No universo corporativo, empresas que investirem no desenvolvimento de lideranças capazes de habilitar um ambiente favorável ao despertar da criatividade e colaboração de suas equipes estarão no caminho certo para garantir a longevidade do seu negócio.
O futuro nunca esteve tão presente. Permita-se viver a mudança e vamos juntos nessa jornada de transformação.
Maria Regina Runze
Designer, Consultora & Facilitadora » Comunicação, Cocriação, Liderança Criativa e Branding » Owner da WeShine Consulting e beBrand
TREINADOR CORPORATIVO DE EQUIPES DE SERVIÇOS E LIDERANÇAS | TRAINER COM MAIS DE 70.000 PESSOAS CAPACITADAS |PODCASTER |PROFESSOR MSC. DE MBA
4 aÓtimo artigo Maria Regina Runze, com destaque para "No universo corporativo, empresas que investirem no desenvolvimento de lideranças capazes de habilitar um ambiente favorável ao despertar da criatividade e colaboração de suas equipes estarão no caminho certo para garantir a longevidade do seu negócio."
Expert em transformação. Te ensino a destravar tua carreira e relacionamentos.
4 a😍