Growth Hacking é um mindset.

Growth Hacking é um mindset.

A primeira vez que escutei esse termo foi há 3 anos atrás. Growth Hacking naquele momento reunia mídia de performance/ tecnologia combinada a uma dose de criatividade e marketing. Todos os assuntos e temas já existiam, de maneira segmentada, mas já existiam. E então eu pensei que seria apenas mais um termo da moda.

Durante minha experiência liderando a equipe de Growth do Descomplica, conseguimos desenvolver um time de 4 pessoas para 16. Alcançamos metas gigantes de audiência, aquisição de leads e receita. E por mais que os testes, criatividade, técnicas avançadas de compra de mídia, fossem melhorando e gerando resultados, cada dia eu fui aprendendo que o verdadeiro significado de Growth começa em construir um time diferente que consolide todos os assuntos (Tech, Mkt e Performance) em uma só área e PRINCIPALMENTE com um mindset forte e inspirador. Um time que vai “crescer” junto com os números.

Como assim?

Tentei consolidar algumas dicas e aprendizados que tive na minha vida profissional e pessoal, nas experiências em todas as empresas, startups, estados e países que passei, aliados ao Mindset de Growth. Esse é um trabalho que venho desenvolvendo e aprendendo dia após dia (e posso garantir que é muuito motivador e assertivo). 

E é essa receita de bolo que quero dividir por aqui:

 O profissional de Growth, o profissional do futuro.

 Vivemos um momento de mídia efervescente e que as aparências são muito mais discutidas do que de fato as evidências reais. Tem muita gente falando de growth hacking, eventos de mkt digital e etc. Por ser muito novo, para muitas empresas é muito difícil criar um modelo de perguntas que auxilie a área de RH/ Cultura a encontrarem as pessoas certas. Portanto, consolidei um modelo interessante para ajudar a buscar o profissional certo:

 1. Busque pessoas com exemplos claros e reais de entregas. Claro que metas e resultados atingidos em outros negócios são bacanas, mas metas atingidas na vida pessoal também são. (Metas precisam ser SMART - específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo claro).

 2. Busque pessoas curiosas. Os profissionais mais brilhantes que eu já conheci e trabalhei, aprenderam sozinhos ou buscaram aprender assuntos diversos. Pessoas curiosas estão simplesmente mais abertas para aprender e pensar o novo. 

 3. Antenado ao mundo digital. As pessoas estão online o dia todo e não preciso dizer que um profissional de Growth Hacking precisa estar antenado as notícias e ferramentas novas que compõe esse universo. Algumas métricas e ferramentas bacanas para ter domínio (ou ao menos vontade de aprender): SEO, CTR, CPC, CPA, CPM, CRM, SEM, Google Adwords, Google Analytics, Facebook Ads, Youtube, Similar Web, Sem Rush, Teste AB, etc).

4. Sem medo de errar, aprender e começar de novo. Se mudar a rota, testar algo novo, errar e mostrar o aprendizado são coisas que tiram a pessoa da zona de conforto, com certeza esse não é o profissional de Growth Hacking. Mudar roda, redefinir testes, investir e desacelerar é o café com leite de todos os dias. Gerar idéias -> priorizar -> testar .-> aprender algo. :)

 5. O grupo é mais importante do que o umbigo. Para Growth trabalhar em time é essencial. Os assuntos são muito diversos e é muito difícil achar uma pessoa que consegue fazer tudo sozinho(a) (Tech, Mkt, Produto, etc).

6. Alinhados a cultura. Busque pessoas que tenham sintonia com a cultura do seu negócio. Isso vai facilitar que a pessoa se integre e tenha uma rotina feliz e motivadora. 

7. Grandes sacadas criativas. Cuidado com as grandes sacadas criativas que nunca são validadas e vão ao ar!! O trabalho de Growth diferente do trabalho de Produto e de Marketing, parte de insights quantitativos e não qualitativos/ intuitivos. 

Se você pensar em performance, mas não pensar nas pessoas que fazem as coisas acontecerem, você vai falhar.

E pessoas são diferentes, com formas de pensar diferentes, motivar, inspirar e se comunicar. 

1. Respeite as pessoas que compõe seu time (formações, etnias, culturas diferentes). Diversidade não pode ser apenas um selo. 

Gosto muito de lembrar um papo muito difícil e amigo com um ex chefe onde consegui explicar que voz elevada apenas reprimiria meu potencial e não ajudaria a alcançar as metas. Dito e feito, o resultado veio e as conversas tornaram-se mais amenas e inspiradoras.

2. Feedback constante. Para todos os lados, pra baixo e pra cima. Todo mundo tem pontos fortes e oportunidades que precisam ser alavancados e notados.

3. Dar voz ativa e muito empoderamento para construir confiança individual. 

4. Desenvolver e definir metas individuais de desenvolvimento constante.

5. Evite os "chefismos" e hierarquias sem sentido. Para trabalhar com Growth é necessário muita humildade, mão na massa e trabalho em equipe.

Consolidando os pontos, se o trabalho de Growth é extremamente ligado as pessoas e não necessariamente a função/ área, Growth é um Mindset. E essa mentalidade pode ser aplicada em qualquer setor ou local. O mercado necessita de pessoas com essa mentalidade em Marketing, em Vendas, em Trade e etc. Assim como moda e outras tendências, na minha opinião, Growth é um reflexo de tendências comportamentais que refletem em diferentes aspectos da cultura, como também no mercado de trabalho...logo, todo mundo deveria estar por dentro.

Espero que as dicas ajudem profissionais interessados em atuar na área e empresas interessas em encontrar e desenvolver talentos.

Sou muito grata e feliz a todos os incríveis profissionais de Growth que já trabalhei. Vocês são brilhantes.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabriela Ermini

  • Meu desafio com as mães para o próximo 8 de março

    Meu desafio com as mães para o próximo 8 de março

    Nesse dia das mulheres tive vontade de falar sobre o assunto. Estou com 37 semanas de gestação do Pedro, mãe da Maria…

    46 comentários
  • 5 cursos fundamentais para profissionais liberais

    5 cursos fundamentais para profissionais liberais

    Comerciantes, advogados, contadores: todos nós conhecemos algum profissional liberal. Trabalhar de forma…

  • Growth Hacking

    Growth Hacking

    O que é e como usá-lo na sua empresa Que tal encontrar um profissional dedicado a fazer as melhores experiências…

  • Produtividade no trabalho: como melhorar?

    Produtividade no trabalho: como melhorar?

    Crises criativas, postergação, atrasos em entregas. Os problemas derivados da falta de produtividade são muitos e a…

    1 comentário
  • Raio X da Profissão: Fotógrafo

    Raio X da Profissão: Fotógrafo

    “Você não fotografa só com sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura”.

  • Raio X da profissão: entenda o que faz um Desenvolvedor Web

    Raio X da profissão: entenda o que faz um Desenvolvedor Web

    A tecnologia tem papel de destaque na sociedade e, com isso, as profissões correlatas a ela também estão em evidência:…

  • Suécia em poucas palavras

    Suécia em poucas palavras

    Depois de alguns dias na Suécia, mais precisamente em Gotemburgo, resolvi escrever esse post sobre meu olhar brasileiro…

    5 comentários
  • O que todos empreendedores deveriam saber sobre nascer na Zona Leste.

    O que todos empreendedores deveriam saber sobre nascer na Zona Leste.

    Como todos meus amigos sabem, eu nasci e fui criada na Zona Leste de São Paulo, mais precisamente na Penha. Da Zona…

    6 comentários
  • O que é Smart Commerce?

    O que é Smart Commerce?

    Logo após a abertura da eMulti e a definição: “Empresa especializada em Smart Commerce”, muitas pessoas tem me…

  • Artigo sobre o pingado da esquina.

    Artigo sobre o pingado da esquina.

    Esses dias estava dentro do Starbucks e deixei a fila para ir comprar um café na padoca da frente. Tem sido muito comum…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos