Growth Hacking
O que é e como usá-lo na sua empresa
Que tal encontrar um profissional dedicado a fazer as melhores experiências, aproveitar oportunidades e obter o maior crescimento possível para o seu negócio? Se esse parece um perfil impossível de achar, saiba que já existe uma área no mercado de trabalho dedicada a essas atividades: o Growth Hacking.
O termo pode parecer complexo, mas, com a explicação, fica fácil entender sua origem, estabelecida pelo investidor norte-americano Sean Ellis: “growth” significa crescimento e “hacking” técnicas/dicas práticas. Assim, a combinação representa uma série de técnicas práticas para acelerar o crescimento de empresas. Não à toa, cada vez mais marcas e startups procuram por profissionais especializados.
Para entender melhor o mercado, as atividades e exigências, conversamos com a mestra Jana Ramos, do curso Growth Hacking na Prática: Cases e Hacks. Confira!
Udemy: Jana, o Growth Hacking vem sendo apontado por muitos como uma profissão do futuro. Por que?
Jana: O profissional de Growth Hacking consegue propor alternativas inovadoras para gerar crescimento ou resolver problemas na empresa. Ele precisa fugir do óbvio e do tradicional, trazendo alternativas mais baratas e que acarretem em resultados sólidos, seja em vendas ou receita.
As empresas querem cada vez mais se destacar da concorrência e, se for com soluções baratas e funcionais, melhor ainda! É por isso que empresas com grande potencial, mas recursos limitados, como startups, procuram cada vez mais os growth hackers.
Udemy: Que bacana! Mas, para atuar na área, é necessário ter formação universitária?
Jana: Para atuar na área, é possível ter formação em diversos segmentos, desde marketing até a engenharia. Isso porque são os conhecimentos que mencionei anteriormente que determinam o cotidiano da profissão.
Marketing Digital, vendas, customer success, dados, user experience e produto também são essenciais para o trabalho do growth hacker. Isso porque os times de growth hacking são diversos e o que guia mesmo o trabalho do profissional é o conhecimento sobre o Funil de Growth Hacking (AARRR), seja na área de aquisição, ativação, receita, retenção e outras.
Udemy: Além do conhecimento sobre o funil, quais outras habilidades este profissional deve ter?
Jana: Há uma expressão muito conhecida: “Não existe bala de prata em Growth Hacking” ou seja, não existe uma fórmula ou ação específica que poderá ser usada em qualquer situação e promoverá 100% de crescimento. A adaptabilidade é crucial. O profissional, junto à equipe, deve ser movido a dados e apto a analisar números e métricas para levantar problemas e oportunidades de crescimento. Ser uma pessoa analítica é, portanto, fundamental nessa profissão.
Udemy: Tenho uma empresa. Posso aplicar os conhecimentos do Growth Hacker a quais áreas?
Jana: O Growth Hacking pode ser feito em todo tipo de negócio e qualquer tamanho de empresa, direcionado principalmente a melhorias de marketing. Cada situação e área exigirá estratégias e ações únicas e específicas.
O especialista deve compreender o cenário e problemas, ter foco numa métrica e num gargalo específico e sempre pensar em escala. Toda a área do growth hacker deve entender que pequenos ganhos e incrementos proporcionam crescimento exponencial em longo prazo.
Udemy: E qual é a média salarial da área?
Jana: Isso depende muito do tamanho e momento da empresa, além da experiência e nível de conhecimento e capacitação do profissional. Acredito que entre o profissional júnior do time e o head/gestor de growth hacking os valores podem variar de 5 a 20 mil reais por mês.
Udemy: Por fim, quais são suas dicas pra quem quer entrar nesse mercado?
Jana: Estude muito! Existe um volume muito grande de novidades, cursos, ferramentas e afins, portanto a capacitação e o aprendizado devem ser constantes.
-
Sobre a mestra...
Jana Ramos
Formação em Publicidade - paixão por design, criação de projetos gráficos, apresentações corporativas, identidade visual e brand para diversas empresas.
Especialização em gamification, criação de jogos e dinâmicas para engajamento de equipes em treinamentos (vendas, integração, teambuilding, liderança, etc).
Apaixonada por empreendedorismo, realização de projetos em design de mobiliário, moda e arte. Especialização em marketing digital para impulsionar projetos paralelos.