Nutrimos relações: uma essência moderna, 40 anos depois
Conheci recentemente a história do Jedson, de Ananindeua (PA), um dos nossos maiores revendedores da região Norte. Em 2013, ele trabalhava na construção civil. Inspirado por sua mãe, revendedora de cosméticos, decidiu empreender com a venda direta do Boticário. Usou uma quinzena de salário para fazer sua primeira compra de produtos e vendeu tudo no primeiro dia para seus colegas no canteiro de obras. Reinvestiu semana após semana para conquistar mais clientes, comprou uma moto para facilitar as entregas e neste ano passou a trabalhar exclusivamente como revendedor.
Ao contar sua história, ele faz questão de reconhecer as parcerias que construiu nessa jornada: com sua supervisora Dilleny, que ampliou a sua visão empreendedora e estimulou seu desenvolvimento, e com sua coordenadora e amiga Carol Caldas, com quem conversa diariamente sobre novas estratégias e ferramentas para aumentar as vendas.
Para mim, esse é um dos tantos exemplos que tenho visto no Grupo provando que a essência “Nutrimos nossas relações” está no nosso DNA e é praticada diariamente. E que ela é fundamental para os profissionais serem cada dia melhores, com uma barra cada vez mais alta em suas entregas. Cuidamos de todos que fazem parte da nossa rede, sejam eles clientes, funcionários, parceiros, franqueados ou revendedores, buscando soluções por meio da construção de pontes – porque acreditamos que resultado e relacionamento andam juntos.
Essa é a essência do grupo com a qual mais me identifico, porque tem tudo a ver com minhas crenças de tratar cada pessoa com respeito, transparência e manter diálogos que nos fazem crescer como pessoas. Boa parte da minha satisfação profissional está em ajudar a despertar e a desenvolver o melhor das pessoas, construindo relações de confiança e criando oportunidades.
Vejo que também é uma das grandes fortalezas da companhia. Ao tomar decisões preservando esse valor, a liderança sempre conseguiu gerar ganhos para todos. Criando vínculos com quem está fora e engajando quem está dentro, teve as bases para sustentar resultados de longo prazo, evitando conflitos desnecessários ou um desequilíbrio de forças que prejudicasse alguém.
Percebo que essa característica não é nova por aqui, apesar de ter um tom muito moderno. Os fundadores do grupo falam e fazem isso há 40 anos. Osvaldo Moscon, diretor de canal de vendas e franchising de O Boticário, conta que já viu fotografias de Miguel Krigsner no final dos anos 1970 fazendo reuniões com franqueado e que seu jeito ainda é muito parecido com o daquela época, porque ele continuou mantendo essas relações mesmo quando podia contratar alguém para a função.
O tempo parece só ter reforçado a importância dessa essência. O fato de nutrirmos relações fez com que práticas que hoje todas as empresas buscam já estejam dentro da cultura. Por exemplo, criar ecossistemas que agreguem diferentes atores e canais. Ter times colaborativos que trabalhem de maneira multidisciplinar. Formar redes que conectam milhares de pessoas, como franqueados e revendedores, trabalhando para o propósito de criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas. Respeitar o conhecimento que cada pessoa agrega, fazendo trabalho em conjunto de verdade. Esses aspectos são alavancas fundamentais para fazermos todos os dias a melhor entrega possível para nossos clientes.
Gerende Operações Sênior | O Boticário
4 aJedson é um revendedor que merece muitos aplausos pela história de vida dele. Muito orgulho de conhecer esse Revendedor e compartilhar as vitórias de vida com ele.
HR Business Partner | Desenvolvimento Organizacional | Psicóloga
4 aMuito bom Sandro Bassili 👏🏼
Diretor Executivo Industrial, Manutenção, Projetos e Engenharias no Grupo Boticário
4 aMuitas lindas histórias que dão forma às nossas Essências...obrigado Sandro!!
Fine VP Sales LATAM
4 aObrigado Sandro e parabéns por cuidar das pessoas e dos resultados. As histórias são lindas e verdadeiras. Fazem parte do DNA e compartilhadas por todos stakeholders. Beijos!