O que considerar na decisão de sair ou ficar na empresa?

O que considerar na decisão de sair ou ficar na empresa?

Em 2012, decidi sair de um emprego que não fazia mais sentido para a minha carreira, em relação à remuneração e ao ambiente de trabalho. Saí do emprego sem ter outro emprego garantido. No entanto, esta foi uma decisão consciente, alinhada com a minha família e que envolveu um esforço direcionado e intenso que resultou na minha recolocação em 2 meses após esta decisão.

É importante ressaltar que cada momento da nossa carreira e o nosso contexto pessoal afetam as nossas decisões.

Analise alguns cenários, antes de tomar uma decisão tão importante quanto a de sair ou de ficar em uma empresa. Confira abaixo algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Qual é a principal motivação para querer sair ou ficar na empresa?
  • Se deseja sair: uma conversa com o seu gestor e algumas mudanças fariam você mudar de ideia e considerar ficar na empresa?
  • O seu emprego atual te proporciona desenvolvimento ou crescimento profissional?
  • A remuneração e os benefícios atendem suas necessidades?
  • Se você sair da empresa agora, tem uma reserva financeira que te mantenha durante o período da busca pela recolocação?
  • O ambiente de trabalho é favorável e produtivo?
  • Você consegue conciliar a sua vida pessoal e profissional?
  • Tem um perfil de empresa e cargo em mente que você gostaria de trabalhar?
  • O quanto sua vida e da sua família seriam afetadas com a decisão de sair da empresa?
  • Seu perfil profissional está atualizado? Você preenche os principais requisitos das vagas da sua área?

Perceba que as respostas para estas perguntas podem revelar alguns incômodos e razões para você ficar ou sair da empresa. Lembre-se: a sua carreira é o seu patrimônio e a gestão dela jamais deve ser delegada a uma empresa ou ao seu gestor. Protagonismo é fundamental para a sua carreira!

Sair de uma empresa tem diferentes impactos que dependem do contexto de cada profissional. A maioria dos profissionais tem contas para pagar e familiares que dependem deles para o sustento da casa.

Vale ressaltar também que existem empresas com liderança e ambiente tóxicos que afetam consideravelmente a saúde mental do trabalhador. Nestes casos, a permanência na empresa se torna um pesadelo, o que leva muitos profissionais a pedirem demissão.

Autoconhecimento e planejamento são fundamentais. Uma decisão pode mudar completamente as nossas vidas. Analise as possibilidades, entenda os impactos e faça o que você acredita ser o melhor para você, sua família e sua carreira.

Sobre mim - Margareth Machado: Especialista em Recolocação Estratégica. Eu já atendi mais de 300 profissionais de diversos estados do Brasil que foram aprovados em processos seletivos de grandes empresas como: Nubank, KPMG, PwC, Suzano, MRV, Icatu, Heineken, Basf, Órama Investimentos, YDUQS, Nimbi, entre outras.

Para você que deseja um suporte personalizado para a sua recolocação, tenho consultorias individuais para a elaboração do seu novo currículo, atualização de Linkedin e preparação para processos seletivos. Meu WhatsApp: 21 9877-08101. Vagas disponíveis! Reserve seu atendimento!

Arsénio de N.C. Chachuaio

“I strongly believe that an honest disagreement is always a good signal of progress“

7 m

Boa Tarde, Magareth Machado gostava em primenro lugar de lhe saudar pela brilhante e excelente abordagem aos temas, estou num dilema igual de sair do trabalho onde me encontro sector publico por entender que o ambiente organizacional e bastante toxico e com alguma falta de clareza na definicao das actividades. temos cadeias e comandos extensos de tomada de decisoes e niveis de subordinacao bastante dificeis, nao ha muita clareza no meu crescimento profissional e realmente acaba sempre sendo dificil tomar a decisao de sair quando olhamos para a a familia nossos dependentes e outros.

Boa noite. Estou também passando por isto. Mas acredito que estou tomando a decisão correta. São 26 anos no serviço público e não posso jogar tudo pro alto, apesar de estar gostando demais do curso da Biotropica (IRF) e pretendendo atuar muito em breve. Tenho muitos planos e espero tomar a decisão certa quando está acontecer. Porém gosto sempre de compartilhar opiniões.

Kerller Lázaro

Operador de Forno Vertical(Foguista) na Togni S/A Materiais Refratários

2 a

Estou decidido mudar de empresa e,lendo esse artigo me esclareceu muitos pontos que me levaram a realmente que já é hora de fazer essa virada de chave. Onde trabalho atualmente não temos plano de carreira e só os 30% que a outra empresa paga já da uma diferença considerável na folha de pagamento, fira os benefícios. Já enviei meu currículo e estou aguardando o retorno....

Jose Carlos Silva Andrade

Agente de vigilância na Monpar indústria e comércio de auto peças ltda

2 a

Estou neste dilema 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos