O que realmente significa enfrentar seus medos?
O medo sempre faz a gente parar de caminhar em algum momento da vida. Você pode até não reconhecer o sentimento que tem como “medo”, mas tenho certeza que a maioria de nós conhece essa sensação de hesitação. O medo pode impedir você de crescer, falar, pedir ajuda, correr riscos ou deixar alguém entrar na sua vida. Geralmente é uma combinação de experiências e condicionamentos passados e sua voz pode parecer uma verdade absoluta.
A realidade é que ninguém sabe o que acontecerá a seguir e o medo é simplesmente a voz que lhe diz que os resultados serão negativos ou prejudiciais para você, mas na verdade o medo não é mais 'certo' do que a fé ou a confiança. E você decide em qual acreditar. O medo é a falta de conhecimento.
Acredito que enfrentar seus medos é um processo. Aquele que é feito de pequenos passos. É navegado com uma enorme quantidade de autocompaixão e começa com o que você sabe sobre si mesmo. Veja:
1. Autoconsciência
Qual é o medo? De onde está vindo? O primeiro passo é parar esse medo uivando no fundo de sua mente e esclarecer o que está realmente ativando você. Anotá-la. Vocalize para alguém em quem você confia. A coisa sobre o medo é que muitas vezes ele perde seu poder quando você se vira e olha para ele dessa maneira.
2. Como o medo começa
O medo é uma emoção muito tangível - não para em pensamentos na cabeça, você também pode senti-lo em todo o corpo, seja como um peito apertado e batimentos cardíacos acelerados ou palmas das mãos suadas e dor de cabeça. O ponto de perceber como o medo o afeta fisicamente é porque isso lhe dá outra opção para estudá-lo.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Não vá com medo, vá com conhecimento
Esta é a própria definição de algo fora de sua zona de conforto - e a única maneira de trazer algo para sua zona de conforto é se sentir confortável com isso. Portanto, crie o hábito de buscar conhecimento para identificar qual é esse medo e comece a pensar em como fazer o que quer que você tenha medo.
4. Corra riscos calculados
Se você quiser continuar se expandindo ao longo da vida, o risco será uma parte necessária disso. Muitas vezes quando sentimos um risco nos afastamos e é aí que tudo termina. Mas você não tem que tomar essa abordagem ao risco. O risco é algo que sempre parecerá enervante e incerto, mas há coisas que você pode fazer para gerenciá-lo, não importa qual seja a atividade.
A questão sobre o medo é que não podemos mudar o que ele sente - mas podemos mudar o que ele significa para nós. Pode ser um evento totalmente desencadeador que oprime tudo e nos paralisa como um coelho nos faróis. Enfrentar seus medos significa que eles são menos propensos a dominá-lo.