O que você precisa saber sobre Estruturas de Aprendizagem
Quanto mais mergulharmos no tema treinamento e desenvolvimento, mais claro fica para nós que um dos maiores obstáculos ao pleno desenvolvimento da atividade reside no fato de que ela é vista como uma concorrente do trabalho. Concorre no sentido de boa parte das vezes, as pessoas terem que optar entre ir a um curso ou executar determinada tarefa.
Para muitas pessoas e organizações, treinamento e desenvolvimento são dois conceitos antagônicos e não complementares. Pensam que é menos importante do que trabalho.
É evidente que essa distorção não acontece por acaso, há inúmeras posturas pessoais e organizacionais que reforçam esse antagonismo. Vamos examinar alguma das causas que podem colocar estas duas realidades em campos opostos:
· O treinamento e desenvolvimento não pode ser visto como uma atividade apenas da área de RH; é por isso que em muitas Universidades Corporativas o grande patrocinador da atividade é o próprio presidente da empresa.
· O treinamento e desenvolvimento deve ser uma responsabilidade de todos na organização, começando pela diretoria; a competência em desenvolver pessoas, compartilhar conhecimentos, deve constar dos sistemas de avaliação de desempenho e ser cobrada multidirecionalmente.
A responsabilidade final do processo de treinamento e desenvolvimento é do profissional que, em última análise, deve escolher em que, como e quando quer/deve ser treinado ou desenvolvido. É preciso também, entender a diferença conceitual entre o que é treinamento e o que e desenvolvimento. Treinar significa desenvolver competências técnicas ou conceituais e desenvolver refere-se a fortalecer, ampliar, melhorar as habilidades e atitudes.
· A metodologia dos programas deve contemplar o dia-a-dia dos participantes, na própria empresa - aprendizagem baseada em problemas. O participante deve se sentir aprendendo, exercitando melhorias no ambiente de trabalho.
· Os líderes dos participantes devem atuar antes e após os programas; antes, dizendo quais são suas expectativas em relação aos membros das equipes, depois acompanhando a aplicação do que foi visto e os resultados conseguidos.
· Cabe também, a multiplicação dos conhecimentos que adquiriram durante os programas. Está comprovado através de pesquisas que esta é a melhor tática para a gestão do conhecimento.
Para que um programa de treinamento e desenvolvimento seja validado com êxito, os líderes e área de Educação Corporativa devem estar preparados para atuar como verdadeiros agentes de mudança.
As Estratégias de Aprendizagem também configuram-se como um dos fatores essenciais para o alcance de bons resultados no processo de aprendizagem e gestão do conhecimento.Neste contexto, destacam-se os seguintes princípios:
- Abordagens metodológicas diversificadas
- Utilização de exemplos e estudos de casos pertinentes ao seu negócio
- Aplicação de trabalhos práticos após o curso
- Envio de leitura ou trabalho prévio
- Recursos audiovisuais atualizados e atrativos
- Material didático atualizado e ilustrado
- Recursos didáticos alinhados aos conteúdos da aprendizagem
- Mapas de Aprendizagem
Você tem dificuldade para acessar, conhecer e aplicar novas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento de equipes?
Você sente necessidade de ter uma atuação mais criativa e eficaz nos processos de Treinamento e Desenvolvimento?
Estarei realizando mais uma turma do programa Ferramentas e Metodologias para Treinamento e Desenvolvimento.
Conheça aqui os detalhes da programação.
Estou à disposição para outros detalhamentos.
#HolosDHO #Curitiba #EducacaoCorporativa #Treinamento #Desenvolvimento #Aprendizagem #Metodologias #Ferramentas #GestaodoConhecimento
Gerente de Operações Pedagógicas | Assessora Pedagógica PUFV | Designer Educacional e Instrucional
6 aExcelente texto! Trabalho com estruturas de aprendizagem e posso dizer que são maravilhosas!