Profissional da Saúde do Futuro: o que os profissionais liberais precisam saber pra se destacar

Profissional da Saúde do Futuro: o que os profissionais liberais precisam saber pra se destacar

Semana passada fiz uma live no Instagram com a Neila Carvalho, que é uma super especialista em Marketing Digital para profissionais da saúde, e conversamos bastante sobre o que o profissional da saúde precisa para se destacar no futuro, principalmente os profissionais liberais.

Estamos passando por uma série de transformações no modo como trabalhamos e nas profissões, devido a uma grande quantidade de avanços na tecnologia.

Na área da saúde essas transformações tem tido muito impacto, pois temos o desenvolvimento na biotecnologia, Inteligência Artificial, Genética, Nanotecnologia, Desenvolvimento de Equipamentos de Diagnósticos mais eficazes, Cirurgia Robótica, Telemedicina, Órgãos Artificiais feitos em impressora 3d... Ufa, muita novidade, hein?

Há um tempo atrás, assisti a uma palestra do médico Aluísio Seródio, que é Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e ele mencionou que as coisas estão mudando de uma maneira tão rápida, que os professores de medicina não conseguem prever como será o mercado de trabalho para os estudantes que entram hoje na faculdade, visto que medicina é um curso mais longo.

O profissional da saúde não precisa mais ter somente habilidades técnicas, ele precisa estar por dentro de marketing, empreendedorismo, tecnologia, entre outros, para se tornar um profissional diferenciado.

Assim como para qualquer outro profissional, é preciso se atentar também às habilidades comportamentais, ou Soft Skills, pois serão elas que nos diferenciarão mais ainda no futuro.

Os profissionais que não quiserem surfar na onda das mudanças, infelizmente irão se afogar, então se eu fosse você, já começaria a me preparar desde já.

Habilidades como empatia, inteligência emocional, criatividade, gestão de pessoas, flexibilidade cognitiva, e pensamento crítico são algumas das habilidades que você já pode começar a desenvolver, que não são exclusivamente para o profissional do futuro, mas sim, para todos os profissionais a partir de já.

Um ponto que incomoda alguns profissionais da saúde, é a presença ativa de alguns colegas nas redes sociais como forma de atingir um público maior, e que possa vir a se tornar clientes no futuro. Isso vem aumentando nos últimos tempos, e estes profissionais pioneiros, tem se destacado e se tornado referência em suas áreas.

Temos vários exemplos de profissionais, inclusive, fazendo um ótimo trabalho de produção de conteúdo, construindo uma marca profissional que gera confiança e conexão com seu público.

Podemos perceber como temos muito mais confiança quando procuramos um profissional, e vemos que ele tem um site, uma página de Instagram, Facebook, ou Linkedin, e vemos que pessoas os seguem.

Fazer uso das redes já é um passo a frente que esses profissionais estão dando, e muitos, já estão colhendo os resultados.

Quero deixar bem claro, que aqui me refiro aos profissionais que seguem as orientações de seus respectivos conselhos de classe. Pois este trabalho é muito sério, e precisa ser feito com muita ética.

Não adianta você falar mal do coleguinha que está se destacando na internet como se ele estivesse trapaceando, perceba que as mudanças já chegaram, e se você começar agora que poucas pessoas fazem, sua chance de crescer será muito maior.

Temos também a mudança na forma de atuação, como aconteceu recentemente com os psicólogos, que agora tem autorização para realizar atendimento online numa plataforma específica determinada pelo seu conselho. Temos também a telemedicina, que é o atendimento médico online, que quando estiver em pleno funcionamento facilitará a chegada de atendimento, principalmente a regiões que não tem acesso à saúde.

Muitas mudanças já estão acontecendo, e muitas virão, ,mas uma mudança que precisa ocorrer é a de mentalidade, pois diante de mudanças, existem as pessoas que as aceitam, as que testam pra ver o que vai dar, e as que são avessas.

Pessoas avessas a mudanças provavelmente irão se afogar nessa onda de transformações.

Fique de olho nas novidades de sua área e veja o que você já pode começar a desenvolver hoje, pois tudo está acontecendo muito rápido, e essa velocidade só vai aumentar.

Não deixe que preconceitos te limitem!


Gostou das dicas? Me siga também pelo Instagram ; )

Neila Carvalho

Especialista em Neurociência do Consumidor| Comportamento Digital | Palestrante | MBA MKT FGV | Neurociência ESPM | Psicologia 1/10 | Instagram @neila.decarvalho

4 a

Foi uma excelente Live! Adorei o artigo, sintetiza muito bem o que conversamos. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos