SEJA BEM-SUCEDIDO PARA VOCÊ. Honre a sua história!
SEJA BEM-SUCEDIDO PARA VOCÊ
Aos 54 anos de idade, um certo dia e não faz muito tempo, acordei e resolvi não atuar mais no mundo que até então eu vivia, e quando me vi sem o roteiro cotidiano para seguir e sem um personagem para interpretar, eu já não sabia mais quem eu era.
Estar incomodado com o mundo que eu vivia e com muitas pessoas que me rodeavam me levou a várias reflexões e perguntas: O que eu faço agora? O que eu gosto de fazer? Afinal, quem eu sou de verdade? Por que faço o que faço?
Imaginem... atuei durante anos como um líder, profissional, empreendedor, professor e palestrante que entregava resultados expressivos, reconhecido pela minha atuação e elogiado pela entrega, premiado e homenageado, ou seja, pelo suposto sucesso dessas atuações e atividades, e foram sobre esses sinais de sucesso na minha vida que eu quero compartilhar um pouco com vocês.
Eu me desenvolvi, cresci e sobrevivi sobre um ambiente que colocava o sucesso, fama e popularidade como status, prestígio, cargo, dinheiro, roupas caras, seguidores, relacionamentos privilegiados e foi assim que me tornei uma presa fácil para esse mundo imaginário de ilusões, foram muitas oportunidades e cargos desde o início da minha carreira, e como um passe de mágica caíram bem ali, direto no meu colo. Sem entender nada do que estava acontecendo e sem me preparar emocionalmente para tudo isso, eu deixava a vida me levar.
Ao longo dessa jornada e carreira conquistei cargos, prestígio e reconhecimento, claro que não sob a condição de fama e popularidade, mas comecei a perceber que atraia mais pessoas para perto de mim, chegava a ser assustador o tamanho das pessoas “puxando o meu saco” e se interessando por “mim”, lidar com essa situação e pessoas foi muito desafiador para mim, porque ao mesmo tempo que adorava aquela cena eu temia pela verdade, a verdade de ser reconhecido só pelo cargo.
E como era difícil a cobrança que eu fazia a mim mesmo, para que eu atraísse mais pessoas e agradasse a todos o tempo todo, e assim deixei o tempo passar acreditando que esse falso glamour fosse a minha essência. Uma pressão constante para atender a expectativa e necessidade dos outros em detrimento da minha, e foram muitos anos assim!
Era uma vida de Glamour, o "bon vivant" para os outros e até mesmo para o meu duble das redes sociais. Com o tempo isso foi me frustrando e minha vida ficando cada dia mais pesada. E de personagem em personagem fui buscando um modelo paliativo para não sofrer, uma solidão imensa de um vazio existencial, sem ninguém ao meu redor enxergar o que estava acontecendo comigo.
Eu comecei a achar que era um bosta, comecei a duvidar da minha capacidade ou que fosse mesmo um duble de bon vivant que fugia da responsabilidade de encarar de frente os infortúnios da vida, assim acabei me reduzindo para que coubesse nessas expectativas impostas pela sociedade e aderida por mim.
O que eu não desconfiava e talvez não queria aceitar era de que eu estava com depressão, o que de uma certa forma me paralisava e me deixava sem ânimo, até mesmo sem esperança.
O que começou a me incomodar e muito, era o sucesso visto pelos outros, e como temos os padrões deturpados e relativos ao sucesso e expostos de maneira avassaladora nas redes sociais, colocando uma pressão que faz de você mais um personagem de um roteiro das fórmulas de sucesso clonado.
E foi diante desse inconformismo que carrego durante anos da minha vida que eu resolvi a partir de agora seguir o meu sucesso, e com certeza, são maneiras não convencionais. Para muitos estou retrocedendo, pois é, vocês não imaginam quanta gente falou isso para mim, aliás, o que tem de gente que se meteu na minha vida sem ser chamado e dizendo o que eu teria que fazer e falar para alcançar o tal sucesso.
"O que muitos dizem que eu estou retrocedendo, eu digo a eles que não é retroceder e sim muita coragem! Coragem de não fazer mais do mesmo, principalmente a coragem de saber quem eu sou, de colocar o dedo na ferida para dar o sentido real de sucesso, coragem para sair da manada e criar um significado de sucesso que funcione para mim."
Eu já realizava 100% do meu trabalho para dar sentido e transformar a vida das pessoas, só não estava como o mesmo foco e energia para encarar os meus medos, frustrações e deixar fluir aquilo que alimenta a minha alma, o meu sucesso é a minha realização.
Nos últimos anos eu vasculhei tudo e mais um pouco do que estava acontecendo comigo, e só fui entender que não adiantava eu procurar pelo sucesso, e sim eu precisava criar um sentido de sucesso para a minha vida.
Recomendados pelo LinkedIn
A ressignificação começa quando entendemos que criar e dar sentido não está na organização e no padrão estabelecido, mas no fluxo em movimento e desorganizado da sua vida, estabelecendo relações relevantes e verdadeiras, se posicionando e se permitir sentir mais do que pensar.
Muito da minha mudança, o que chamo da inovação do SER, foi quando aceitei que estava depressivo, desamparado e carente, o que me tornava presa fácil para aceitar as promessas de um mundo cheio de ilusão e métodos paliativos para me afastar da realidade e da dor.
Não tenha medo e não se esconda dos infortúnios da vida, afinal eles vão acontecer, e foram esses desafios que fizeram com que eu me conhecesse e aprendesse a dizer sim para mim e não para aquilo que me afastava do propósito e sentido da minha vida.
Aprendi que não adiantava nada eu estar no topo de algo vazio de mim mesmo. Falar da minha vulnerabilidade me torna livre.
O sucesso é aquilo que eu criei e funciona para mim, e o sentido da vida é quando mesmo com todos os problemas e obstáculos que eu vivi eu não abri mão de mim mesmo.
Portanto, a minha lição do que é uma vida bem-sucedida, é compartilhar com vocês que, enquanto eu procurava o sucesso eu esquecia de criar o significado do meu sucesso.
A vida é feita de histórias, e os grãos que caíram da sua ampulheta da vida contam a sua história, então minha pergunta é: O que você fez com os grãos da sua ampulheta, ou seja, o que você fez com a história da sua vida.
Honre a sua história!
Marcos Batista
Marketing & Fotografia
6 mPerfeito, Marcos! É preciso muita coragem para se olhar despido de todo o glamour e se posicionar desta maneira. Cada vez mais sou sua fã!
Personal Baby
6 mParabéns! Que suas palavras sirvam de inspiração e reflexão para muitos
Professor UNIFAE e Mentor de Projetos
6 mMuito Bom amigo, paz e luz
CEO na Gaeta Seguros & Previdência | Habilitação para Corretor de Seguros
6 mVocê é uma pessoa incrível! Obrigada por compartilhar sempre seu conhecimento.
CEO Comense - Smart Gov | Transformação Digital de Governos | Smart City | Cohost Podcast Global Smart Gov e Trends News | LinkedIn Top Voice Smart Cities
6 mVocê é um ser humano inspirador e um profissional incrível, Marcos Batista. Obrigado ser quem você, por tudo que você faz e por mais uma reflexão profunda e verdadeira. Tmj!