Tempos difíceis criam empresas fortes
Mar calmo nunca fez bons marinheiros, esse é o momento de fazer a diferença
No universo das startups, a expressão unicórnio é muito divulgada e a busca por esse status consiste no objetivo de muitos. O significado se aplica, basicamente, a empresas recentes, mas com crescimento acelerado e que, por isso, passam a valer mais de 1 bilhão de dólares (valuation), antes mesmo de abrir seu capital em Bolsa de Valores.
O que chama a atenção nelas é o alto grau de inovação, assim como a forte presença da tecnologia, grande veia de diferenciação dessas empresas, que buscam um crescimento agressivo, rápido e com foco no cliente. E tudo isso sem, necessariamente, visar uma última linha de resultado positivo no balanço, pelo menos em médio prazo.
Mas aí vêm os momentos de incerteza, próprios dos diferentes ciclos econômicos, que colocam à prova vários desses modelos, uma vez que a liquidez do mercado e o apetite de se investir em empresas assim também são cíclicos, passando muitas vezes o risco a não ser um atrativo, face à necessidade de capital a ser alocado ou investido.
Inicia-se então o movimento de busca tão rápida quanto a do próprio crescimento, visando redução de despesa, avaliação de performance de pessoal e enxugamento de quadro, justamente o que temos visto muito nas principais startups unicórnio do mercado.
Recomendados pelo LinkedIn
Já uma outra expressão não muito conhecida, mas que em momentos como esse fazem total sentido, é a startup camelo. São empresas que buscam maior estabilidade, têm cuidado e cautela ao escalar suas frentes de negócio, somente evoluem e alocam capital em frentes com receitas e despesas/investimento equilibrados, em que a última linha fecha. E, na visão de longo prazo, procuram desenvolver algo sólido, criar algo inovador e interessante, mas o objetivo é a sobrevivência, mesmo em ambientes que exijam um nível alto de habilidade para tal.
Aplicados ao mercado de fintechs e de crédito em geral, esses termos se traduzem como momento de diversificar, não depender somente de um produto, uma vez que esse possa sofrer uma queda por exemplo com o aumento de custo, como o hoje causado pela alta da Selic, custo de capital com impacto direto nas operações de crédito, que necessitam de recursos para concluir suas originações. Além de pensar em como atender os clientes também em serviços, fazendo assim com que se reforce a boa relação com eles.
O grande desafio é se fortalecer em um momento de incerteza, pois quando estamos todos em mar calmo e com ventos favoráveis, a guarda geralmente baixa, e o pensamento estratégico tem pouco tempo dedicado. É preciso criar seu ecossistema, e fortalecer seus clientes dentro desse mundo, crescer com qualidade, negócio firme, sólido, constante, visando o futuro, aprimorando o que já se tem e avaliando o que pode ser agregado, momentos de virada de chave são esses, e aí, quando todos os ventos estiveram favoráveis, quem for forte e estratégico irá decolar sem medo e conquistar o mercado com solidez.
A vida é feita de ciclos, e momentos como o atual não são de retração, mas sim de ação, mais intensa do que nunca.
Gerente de Operações
2 aParabéns pelo texto Leandro Zen ! Um abraço
Gerente Geral Empresas | Business Itaú 🏙️ Ituber 🧡💙 Profissional mercado financeiro com gestão de equipes | Bancos | Cooperativas de Crédito
2 aAção e emoção! Bela reflexão.
Diretor Executivo da CONCREMAT/CCCC com reporte direto ao CEO. Head of Business Unit
2 aParabéns pelo artigo Leandro
Founder & CEO at 2Future
2 aMuito bom! Parabéns