Você precisará entender e falar o que as pessoas querem ouvir.

Você precisará entender e falar o que as pessoas querem ouvir.

Já dizia Blair Warren: "as pessoas farão qualquer coisa por aqueles que encorajam seus sonhos, justificam seus fracassos, acalmam seus medos, confirmam suas suspeitas e os ajudem a atirar pedras em seus inimigos."

Talvez essa dificuldade em se vender ou fechar vendas, seja falta de clareza. Só isso.

Você sabe do que seu produto ou serviço é capaz de fazer, mas as pessoas entendem o ele consegue fazer por elas?

Ontem estava eu dando uma mentoria e o assunto caiu no meu colo de uma forma tão fluida, que até estranhei. Tinha finalizado uma reunião de pré fechamento com um novo cliente e estava com esse insight precisando ganhar forma ou contar para mais pessoas, eis que veio o questionamento sobre fechamento e vendas.

Muitas vezes ficamos cegos de orgulho com nossos produtos e serviço, que não conseguimos dar forma a ele, trazê-lo do sutil para o concreto. Da ideação ao tangível.

Acredito eu, nessa altura do campeonato, que as pessoas estão confusas e com a cabeça tão cheia de informação, que o trabalho de quem presta serviços estratégicos seja ancorar a pessoa na realidade, mas sem perder o brilho nos olhos que a trouxe até aqui.

Você entendeu? Nosso trabalho é ser a fenda de realidade em meio ao sonho. Uma janela por onde olhamos de fora – zoom out na empresa ou no negócio do contratante.

Mas sempre seguindo o mantra: "as pessoas farão qualquer coisa por aqueles que encorajam seus sonhos, justificam seus fracassos, acalmam seus medos, confirmam suas suspeitas e os ajudem a atirar pedras em seus inimigos."

É sobre o cliente do seu cliente, mas só e possível quando você entender que sua solução é sobre o seu cliente. 😉

Naiane M.

Analista de conteúdo | Marketing de conteúdo | Copywriting

3 m

Muito bom! Uma coisa que observo bastante, principalmente no conteúdo de soluções tecnológicas e de maketing, é o uso excessivo de termos em inglês, muitas vezes sem contextualizar ou explicar o significado. Esse tipo de comunicação pode até alcançar quem já tem um conhecimento do assunto, mas se você está propondo a solução para quem ainda precisa entender o problema e se conectar com a marca, o excesso de termos técnicos e estrangeirismos podem ser um tiro no pé.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thiago de Almeida

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos