Como ter um ambiente confortável melhora a produtividade dos colaboradores
Quem nunca quis gritar de frustração com uma rede que cai ou um sistema que trava bem na hora mais crucial do trabalho?
Um ambiente físico é fundamental para a realização de qualquer trabalho: boa iluminação, climatização, uma ergonomia adequada (que permita também o conforto físico) e ferramentas de trabalho em perfeito estado de funcionamento.
Isso é o que eu classificaria como mínimo para o bom andamento dos trabalhos. Mas ainda conta (e muito) se o nosso espaço tem ordem ou se quando a gente precisa de um material, sabe onde encontrar. Abrir uma pasta no servidor e encontrar exatamente o arquivo lá ou abrir uma porta de armário e estar lá o material necessário!
Da mesma forma, acredito em um ambiente com “conforto mental”. Trabalhar em parceria, com pessoas cooperativas, em um clima de respeito mútuo, pode criar uma equipe imbatível!
Alcançar esse bom clima organizacional não é fruto do acaso e nem conquista de um único líder. Vejo que o capital humano se consolida quando todas as pessoas desenvolvem suas competências. Como isso é uma construção diária, o resultado é a cultura da organização.
O reconhecimento externo é resultado do trabalho interno
Ao se comprometer com a construção desse ambiente, a equipe toda cresce. Não apenas como profissionais e indivíduos, mas também como equipe de trabalho e como organização. Os resultados são intangíveis em si só, mas refletem na produtividade e nos resultados a curto, médio e longo prazo.
Na Quatenus, empresa que trabalho há 3 anos como Coordenadora de RH, foi exatamente isso que aconteceu. Passamos muito tempo aprendendo a construir cada vez mais um bom ambiente para se trabalhar e valeu a pena. Além de todo resultado perceptível no dia a dia, agora somos reconhecidos de forma concreta perante a sociedade.
No mês passado, conquistamos o selo GPTW (Great Place To Work), uma organização internacional que reconhece lugares que valorizam as pessoas! Essa conquista é recente, mas é resultado de um bom tempo de trabalho e dedicação. Saber que atendemos os quesitos avaliados, que os fatores motivacionais estão sendo cuidados e bem atendidos, é muito recompensador.
Essa conquista nos motiva a querer manter e melhorar continuamente o nosso ambiente profissional. Porque é inegável:
"as boas práticas e um ambiente profissional saudável exigem nossa atenção e investimento diários para manter"
Tudo aquilo que dedicamos tempo e energia se expande, e o contrário também é verdadeiro. Um excelente trabalho não pode ser feito apenas uma vez, mas sim, constantemente aprimorado.
Por isso, nenhum aspecto pode ser negligenciado. Observe o ambiente físico do seu local de trabalho. Tente se lembrar do que pensou quando o viu pela primeira vez. Faça as seguintes reflexões:
- As necessidades de todos estão bem atendidas neste ambiente?
- É possível se concentrar?
- Você consegue passar um bom tempo neste ambiente?
- Tem acesso ao que precisa?
- Por mais subjetivo que pareça, a energia das pessoas está tranquila ou focada?
- As conversas que acontecem são diálogos construtivos?
Se a maioria das suas respostas for "sim" para essas perguntas, você é um profissional de sorte.
E por fim, mas não menos importante, lembre-se:
"o ambiente é construído e mantido pelas pessoas que ali estão"
Todas as pessoas têm uma contribuição no resultado final deste ambiente, por isso, sempre se questione sobre a sua.
Estou curiosa para saber como é o seu ambiente profissional. Me conte nos comentários, se ele é saudável e o porquê você acha isso!