Conheça 4 razões para a recondução de José Lino Massano à presidência do Banco Nacional de Angola,
Conheça 4 razões para a recondução de José Lino Massano à presidência do Banco Nacional de Angola
um processo legislativo que começa no parlamento e termina na presidência da república.
4 motivos de renovação do mandato de jose lino massano o processo que se inicia com uma parte que começa no parlamento e termina na presidência da república.
Este longo procedimento serve para permitir aos representantes do povo angolano avaliar o papel de um dos protagonistas do mundo económico e financeiro angolano.
Uma revisão completa e de qualidade que produzimos de forma independente para explicar tudo para você , porque ele e o bom candidato apesar de algumas falhas no setor de bancassurance .
Excluímos desta abordagem os aspectos políticos
Boa leitura Embora José Lino Massano Atual Governador do Banco Nacional de Angola tenha um histórico controverso para passar do público (BNA) para o privado (BAI), do privado banco bai para o publico BNA , pode haver conflito de interesse no entanto a sua posição atual .
Para a nos , existem 4 razões principais que justificam a sua nominacao à frente do BNA
1 processos bem-sucedidos de liquidação e relançamento de bancos comerciais em angola: nenhum aforrador , cliente perdeu dinheiro
Banco postal, banco prestigiado, banco mais, banco banc e outras instituições não bancárias
Vamos voltar ao princípio acima de tudo .
Para prevenir a falência bancária, e sobretudo para a enfrentar, as instituições financeiras sujeitas ao BNA, em particular, são obrigadas a apresentar o que se designa por plano de recuperação preventiva em caso de deterioração da sua situação financeira. se este plano for implementado, bem como outras medidas para evitar a sua falência, e se não se produzir efeitos, a autoridade de supervisão tem a possibilidade, inicialmente, de exonerar a administração geral ou o órgão de administração do estabelecimento bancário, ou mesmo nomear temporariamente em seu lugar um administrador para restabelecer a situação do estabelecimento bancário e evitar sua falência.
Para além de prevenir a falência dos bancos, os órgãos de fiscalização destes estabelecimentos podem também instaurar medidas, como o “procedimento de resolução”, quando um banco é considerado à beira da falência, ou seja, quando “já não os respeita requisitos de capital que condicionam a manutenção da sua autorização, não está em condições de assegurar os seus pagamentos, o valor do seu património é inferior ao valor das suas responsabilidades, necessita de apoios financeiros excepcionais por parte das autoridades públicas”, refere o BNA. nesse caso, o supervisor tem ferramentas para administrar as perdas do banco e tentar recompor sua situação.
É claro que não entraremos em detalhes de avaliação e justificativa sobre retiradas de licenças, o ponto para nós AQUI é observar que todos os poupadores conseguiram recuperar seus fundos sem exceção.
Ter sucesso nesse processo com tantas instituições financeiras é simplesmente uma façanha e uma conquista.
Soma-se a isso o resgate do banco econômico, que também será um milagre se acabar levando à recuperação desse banco.
O referido banco em risco sistémico por ser até muito recentemente considerado o primeiro banco em angola pelo total do seu balanço
O esgotamento da liquidez no mercado interbancário, a dispersão e amplificação do risco, a desconfiança entre os agentes económicos perante perdas que não conseguem quantificar e falências bancárias são alguns dos sinais característicos de uma crise sistêmico .O risco sistêmico é o risco de que um determinado evento provoque uma reação em cadeia de efeitos negativos consideráveis em todo o sistema, podendo ocasionar uma crise geral em seu funcionamento.
inerente ao sistema
o risco sistémico é inerente ao sistema bancário e financeiro, devido às inter-relações existentes neste sector entre as diferentes instituições e os diferentes mercados .
II Após a transição bem-sucedida da taxa de câmbio fixa para o modo variável, houve pouca ou nenhuma revolta contra essa reforma.
Foi necessário unificar a economia angolana, unificar os câmbios paralelo e oficial, num contexto político difícil e sob pressão das instituições de bretton woods.
Uma taxa de câmbio flutuante corresponde a uma moeda cujo preço é determinado por fatores de oferta e demanda em relação a outras moedas. Uma taxa de câmbio flutuante difere de uma taxa de câmbio fixa, ou PEG, que é inteiramente determinada pelo governo da moeda em questão.
Fazer esta reforma quando o estado angolano tinha uma taxa fixa de 160 AKZ por $1 e a de fora 600 AKZ por $1 é extraordinário, praticamente não houve movimento social por isso é um milagre económico.
Muitos analistas defendem esta medida há muito tempo, mas pelas óbvias consequências que poderia ou teria sobre o poder de compra da população, o governo não estava disposto a resignar-se a ela.
Especialmente porque alguns players se aproveitam da situação para recuperar as moedas no mercado oficial para revendê-las no mercado paralelo
Por que adotar um regime de câmbio flutuante?
Recomendados pelo LinkedIn
O regime de câmbio flutuante puro permite estabilizar a paridade graças ao mecanismo de reequilíbrio da oferta e demanda de moeda no mercado de câmbio. Sendo este mercado perfeitamente competitivo, a alocação de recursos é ótima
Como a taxa de câmbio é determinada hoje em Angola , em um sistema de taxa de câmbio flutuante?
Como o próprio nome sugere, a taxa flutuante é determinada principalmente pelo mercado. Nos países com esse sistema, o banco central intervém (compra ou venda de moeda estrangeira contra a moeda local) principalmente para limitar as flutuações de curto prazo na taxa de câmbio.
III reforma do processo de recepção de clientes e obrigatoriedade de certo número de balcões dependendo do tamanho do banco
São 28 bancos ou agências bancárias para 30 milhões de habitantes, o padrão comumente aceito em nível internacional é de 01 agência ou agência bancária para 5.000 habitantes. O termo “rede bancária” designa todos os balcões e escritórios onde são comercializados serviços bancários e similares.
Portanto, um banco com mais de 1 milhão de clientes ou conta ativa deve ter pelo menos duas mil agências bancárias para atender a todos os seus clientes.
A importância desta rede varia de acordo com o nível de desenvolvimento, mas também de acordo com os regulamentos. de facto, na maioria dos países desenvolvidos, existe uma densa rede capaz de servir as populações, independentemente do seu local de residência. a densidade da rede é estimada na França por exemplo em uma agência bancária para 4.000 habitantes, na Suíça em uma agência para 2.000 habitantes e na Alemanha em uma agência para 1.750 habitantes. por outro lado, nos países em desenvolvimento, a rede bancária é geralmente menos densa, refletindo a exclusão geográfica sofrida por um grande segmento da população.
Claro, estamos falando aqui de moradores e não de clientes.
em todo o caso, uma cidade como a centralidade do kilamba com mais ou menos 100.000 habitantes deveria ter pelo menos 20 agências bancárias, mas kilamba tem apenas 6
Neste contexto, o parecer 18/22 de 11 de Outubro do BNA é uma boa notícia para as populações.
exige que as instituições financeiras tenham um certo número de agências em cada cidade
A densidade da rede bancária também é um indicador para avaliar o grau de bancarização de uma nação. a densidade populacional da rede bancária pode ser definida como o número de agências bancárias disponíveis por 5.000 habitantes, como dissemos, é uma condição fundamental para o progresso econômico
IV o processo de crédito de adiantamentos notáveis: valor a ser sacado das distribuidoras, débito ou crédito multicaixa, obrigação dos bancos fazerem crédito
normalmente o que deve ser feito , assim ou deveria ser feito assim
Quando solicita um empréstimo, o banco deve analisar a sua situação financeira e informá-lo dos riscos associados a esse empréstimo, antes de assinar o contrato. Deve chamar a atenção para as características do crédito oferecido e suas consequências. o banco deve fornecer-lhe um documento que lhe permita comparar com precisão as diferentes ofertas de empréstimo. Você também deve verificar nesta ocasião se sua situação financeira permite cumprir seus compromissos.
do Aviso n.º 10/20, de 3 de abril, sobre a Aviso n.º 10/22, de 6 de abril, os dois Avisos que regulamentam e sobretudo impõem aos bancos a obrigação de conceder crédito às Empresas
Para nós, portanto, esses 4 motivos são a favor da recondução do Governador Massano ,um processo legislativo que começou no parlamento e culmina na presidência da república. Procedimento burocrático mais útil para permitir aos representantes do povo angolano avaliar o papel de um dos principais atores do mundo econômico-financeiro de Angola.
Embora José Lino Massano Atual Governador do Banco Nacional de Angola tenha um histórico controverso para passar do público (BNA) para o privado (BAI), do público para o privado para o público a sua posição atual para a nossa razão existem 4 razões principais que justificam a sua manutenção à frente do BNA
Dr Francis Botale