CONSELHEIROS E A EXPOSIÇÃO DE IDEIAS

CONSELHEIROS E A EXPOSIÇÃO DE IDEIAS

É fundamental que os conselheiros possam expor suas ideias sem medo de represálias nas organizações em que atuam, propiciando assim promover um ambiente de transparência e inovação, onde diferentes perspectivas são valorizadas e consideradas.

Todavia, a realidade mostra que nem sempre isso é possível. Aspectos relacionados à cultura organizacional e mesmo políticas internas podem influenciar o ambiente. O que se vê é que algumas empresas incentivam abertamente a comunicação e a troca de ideias, ao passo que outras podem ter uma cultura mais restritiva.

Assim, conselheiros precisam de estratégias para se precaver quanto ao que se pode tratar abertamente ou em sigilo, seja com o CEO e com o operário do chão de fábrica e sobretudo compreender o conjunto de normas e documentação empresarial.

Daí a importância de se ter registros detalhados de todas as comunicações e decisões, inclusive referente às trocas de e-mails; mas, sobretudo, atentar-se ao correto registro em atas de reuniões ou mesmo de outras formas de documentação que possam servir como evidência de suas ações e intenções.

Salutar também seguir as políticas e procedimentos estabelecidos pela governança corporativa da empresa, que entendo garante uma camada de proteção, além de demonstrar que suas ações estão em conformidade com as normas da organização.

Convém também ser transparente em suas comunicações e decisões, podendo assim mitigar mal-entendidos e reduzir o risco de represálias, pois explicar claramente as razões por trás de suas ideias e decisões pode ajudar a construir confiança.

Por último, mas não menos importante, participar de treinamentos e workshops sobre ética, governança e comunicação pode fortalecer suas habilidades e prepará-lo melhor para lidar com situações desafiadoras.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos