Decisão, viés, ruído e higiene
Ao tomarmos uma decisão estamos sob a influência de nossas vivências, estudos, momento atual, expectativas e mais. Essa influência, muitas vezes inconsciente, pode levar a decisões enviesadas, ou seja, que não são baseadas na melhor informação disponível (em nós).
Além disso, temos a tendência a acreditar que somos mais racionais do que outras pessoas e julgamos de forma negativa suas decisões.
Identificamos todos os vieses cognitivos (“erro de julgamento”) no comportamento delas, contudo somos incapazes de fazê-lo conosco. Julgamos: "você está maluca(o)", "louca(o)", pirou". Afinal, essas pessoas não são tão inteligentes quanto nós.
Resultado: decisão ruidosa.
O que fazer para evitar esse ruído?
Consultar um(a) expert de confiança. Ele(a) pode ajudar a identificar os nossos vieses cognitivos e, assim, chegarmos a decisões melhores.
Se não o fizermos, alguém tomará a decisão por nós (um juiz, por exemplo). E, claro, o custo pode ser alto.
Sugestões para decisões melhores:
· Ter consciência dos nossos vieses cognitivos e estarmos atentos a como eles podem influenciar decisões;
· Buscar informações de fontes diferentes, incluindo fontes que discordam da nossa opinião;
· Estarmos abertos a novas informações. Não tenhamos medo de mudar de opinião se novas informações mostrarem que a decisão original estava errada;
· Consultarmos um(a) expert de confiança, ele ajudará a identificar os nossos vieses cognitivos.
Consequência: essa higiene nas decisões, conjunto de medidas que elimina sujeira/ruído, é um processo garantidor de decisões mais acertadas porque reduz o impacto dos vieses cognitivos.
Marta Zardinello, advogada corporativa, especialista em contratos EPC e subcontratos | Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais | Especialização em Direito e Gestão Ambiental. Com ampla experiência na defesa dos interesses de empresas em matéria cível, assim como na análise técnico-jurídica e elaboração de instrumentos negociais. Email: mzardinello@hotmail.com
Fone: 48 9 99712470
LinkedIn TOP Voice | Mentora de Carreira | Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade | Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!
1 aAdorei seu artigo Marta Aparecida Zardinello, simples, objetivo, oferece não apenas uma análise crítica, mas também soluções tangíveis para melhorar a qualidade das decisões.