DICAS PARA MUDANÇA DE HÁBITOS
Hábito: é qualquer comportamento que repete regularmente e/ou automaticamente e que requer pouco ou nenhum esforço.
Alguns exemplos:
- Acordar e escovar os dentes.
- Hábito de leitura.
- Hábito de tomar água antes das refeições.
Alguns hábitos que adquirimos ao longo da vida, através da repetição, são saudáveis e outros tornam-se prejudiciais e interferem de forma pouco positiva em nossas vidas.
Se você percebeu que algum hábito está impactando de forma restritiva no seu desenvolvimento ou na sua qualidade de vida, saiba que é possível mudá-lo.
Estudos da neurociência comprovam que a neuroplasticidade cerebral permite que o cérebro se reorganize para conseguirmos aprender algo novo, criar um novo hábito ou cultivar bons hábitos.
É sabido que para transformar uma nova atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos de ter força de vontade, precisamos de, no mínimo, três meses.
Que tal começar a agir hoje?
As dez dicas a seguir ajudam nesta jornada:
1. Identifique hábitos que estão impedindo seu desenvolvimento ou uma qualidade de vida boa. Defina aquele que vai mudar. Transforme-o em uma meta. Exemplo: sedentarismo. Novo hábito: quero adquirir o hábito de caminhar, todos os dias, para melhorar minha qualidade de vida e saúde.
2. Reflita sobre a sua meta: Quais motivos me levaram a desejar adquirir este novo hábito? O que você vou ganhar? Que recursos necessito para inclui-lo em minha rotina? Como isto vai influenciar minha vida? Como vou me sentir? O quanto estou disposto(a) a investir nesta meta? Qual meu nível de motivação?
3. Use uma âncora como reforço para incorporar o novo hábito: uma agenda, um objeto que lembre seu propósito, um som, uma música, uma palavra, um amuleto.
4. Escolha um horário que seja bom para você praticar o novo hábito. Que a atividade seja um estímulo e não um sacrifício.
5. Deixe à mão os recursos necessários para sua atividade. Se for caminhar, deixe a roupa de caminhada à vista, um dia antes. Se está decidido(a) a mudar sua alimentação, deixe receitas em local visível.
6. Ao decidir pelo novo hábito, comece imediatamente. Postergar é uma tendência muito comum.
7. Mantenha a disciplina. Se precisar de ajuda, peça alguém para incentiva-lo (a), combinando a melhor forma de fazer isto.
8. Analise o quanto a atividade é boa para você. Perceba seus sentimentos e a influência em seu bem-estar ao realizá-la.
9. Deixe de lado os pensamentos pessimistas: não vou conseguir, isto é difícil! Estas crenças limitadoras podem interferir na sua performance.
10. Celebre cada conquista. Isto ajuda a valorizar seu novo hábito.
Desejo sucesso a você!
Paixão por desenvolver pessoas | Top Voice do LinkedIn | Especialista em T&D | Mentora de Líderes Estreantes | Docente MBA | + 20 anos desenvolvendo líderes e suas equipes para serem os melhores na sua função
7 aÓtimas dicas!